Garopaba

História de Garopaba - SC

Garopaba
Santa Catarina - SC

Desde 1525, Garopaba servia de abrigo às embarcações que por ali passavam. Os primeiros habitantes foram os índios Carijó, que deram o nome da localidade (ygara=canoa + paba=paradeiro, enseada).

Em 1666, chegaram no local habitantes de origem açoriana, que dedicavam-se à pesca e caça das baleias. Garopaba foi fundada em 19 de dezembro de 1846, com a construção da igreja matriz, do cemitério e da casa paroquial.

Gentílico: garopabense

Em 1890 a localidade passou à categoria de município, porém em 1923, perde esta condição, passando a integrar o Município de Imbituba.

Pelo decreto estadual nº 25, de 11/12/1930, o seu território foi anexado ao de Palhoça. Permaneceu como um distrito de Palhoça até a divisão territorial de 1960.

Pela lei estadual nº 795 de 19/12/1961, o distrito de Garopaba foi desmembrado do município de Palhoça, e foi elevado novamente à categoria de município.