Formosa Do Sul

História de Formosa Do Sul - SC

Formosa do Sul
Santa Catarina — SC

Por volta de 1953 com a vinda de descendentes de italianos e alemães do Estado do Rio Grande do Sul, iniciou-se a colonização.

Moradores mais antigos garantem que o nome foi dado por um padre italiano que, encantado com a localidade deu o nome de Formosa. Como já existia Formosa do Oeste, foi acrescentado do Sul, para diferenciá-la por imposição legal.

Gentílico: formoense do Sul

Distrito criado com a denominação de Formosa do Sul, pela Lei Municipal n.º 663, de 25-09-1985, subordinado ao município de Quilombo.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Formosa do Sul, figura no município de Quilombo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Formosa do Sul, pela Lei Estadual n.º 8.522, de 09-01-1992, desmembrados do Quilombo. Sede no antigo distrito de Formosa do Sul. Constituído do distrito sede. Instalados em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1995, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.