Dona Emma

História de Dona Emma - SC

DONA EMMA

:
Em 1919, uma equipe de medição de terras alcançou um dos afluentes da margem direita do Rio Krauel, dando inicio a colonização da região onde hoje se localiza o municipio de Dona Emma.

Os colonizadores prestaram uma homenagem a esposa do Diretor da Sociedade Colonizadora Hanseática, dando o nome ao rio, sua área colonial e adjacentes, com o nome de Dona Emma
Foram adquiridos os primeiros lotes de terras pelas famílias Albert Koglin, Andréas Schwarz, Alfons Ax, Richard Lindner e outros, dando inicio a vinda de um grande número de imigrantes alemães, italianos, açorianos e poloneses. Formaram-se pequenos núcleos em torno do comércio, escola e igreja da época, dando origem a um pequeno povoado no lugar onde localiza-se a atual cidade de Dona Emma, que teve como sua primeira denominação oficial, o nome Vila Konder. Em 26-01-1934, pelo Decreto Estadual nº 470, foi criado o distrito Gustavo Richard, em homenagem ao Ex-Governador de Santa Catarina, nome que permaneceu até 1962. Contudo, prevaleceu entre o povo à denominação original de Dona Emma, quando em 17-05-1962, através da Lei Estadual nº 826, foi criado o município, passando a denominar-se pela vontade popular, com o nome de Dona Emma. O município foi instalado em 15-06-1962.

Gentílico: Donemense
Comarca: Presidente Getúlio