Cocal Do Sul

História de Cocal Do Sul - SC

COCAL DO SUL - SC

A cidade de Cocal do Sul surgiu de um núcleo colonial estabelecido entre as localidades de Criciúma e Urussanga, no final do século XIX. Seus primeiros habitantes foram imigrantes italianos, seguidos de famílias polonesas e russas. Chamada originalmente de Rio Cocal, seu nome deveu-se à numerosa existência de coqueiros ao longo do principal rio da região.

Em 02 de janeiro de 1904, o núcleo tornou-se distrito de Urussanga. A agricultura foi a principal atividade econômica durante boa parte do século XX. A partir dos anos 1970, a indústria cerâmica dava seus primeiros passos, sendo hoje a principal força econômica do município.

O importante crescimento econômico experimentado pela comunidade na década de 80 alimentou a idéia da emancipação. Em 26 de setembro de 1991, através da lei 8.352, surge o município de Cocal do Sul, denominação que adotou por já existir, no Estado do Piauí, cidade homônima. Segundo os dados da estimativa do IBGE de 2008, seus habitantes somam 15.101 pessoas.