Capivari De Baixo

História de Capivari De Baixo - SC

Capivari de Baixo Santa Catarina - SC
:
O povoamento da região de Capivari de Baixo iniciou-se no século XVIII com o deslocamento de imigrantes da Colônia de Santo Antônio dos Anjos de Laguna por volta de 1721. Os primeiros imigrantes foram açoiranos, portugueses e italianos. Os primeiros habitantes da região foram os tupis-guaranís mais conhecidos por Carijós.

Quanto ao topônimo de Capivari de Baixo existem duas versões:
A primeira versão diz:
Em época remotas, existia um capim denominado Capim-Vara que na língua Tupi­guarani significa Capim (Mato) e Vara (bicho) dando origem a Capivari, posteriormente transformada em Capivari. O acréscimo do nome de Baixo ao nome Capivari ocorreu em função de ficar a nascente do rio na localidade de Alto Capivari ocorreu em função de ficar a nascente do rio na localidade de Alto Capivari de São Bonifácio e a parte baixa do rio em Capivari.

A segunda versão diz:
Capivari é de origem indígena. De acordo com o dicionário Tupi-guarani, de Silveira Bueno, Capivary Rio das Capivaras, vocábulo composto de capibara, Capivary e Y, rio. Por sua vez, capivara é a composição de Capi, erva, capim eurara, comedor.

Ao rio, os índios denominaram de Capivary e deste originou-se o nome do município. Capivari de Baixo é assim denominado, porque o atual município de Armazém/SC, tinha, desde o primeiro quartel do século XIX, o nome de São Pedro do Capivary, e quando em 1901 foi levado a distrito, recebeu a denominação de Alto Capivary.

Até 1941 Capivari era uma região agrícola, até que a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1945, provocou um aumento considerável na população e, assim, Capivari tornou-se um imenso canteiro de obras com operários bem pagos.

Gentílico: capivariense

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Capivari de Baixo, pela lei nº , de 13-10-1986, subordinado ao município de Tubarão.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Capivari de Baixo figura no município de Tubarão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Capivari de Baixo, pela lei estadual nº 8556, de 30-03-1992, desmembrado de Tubarão. Sede no antigo distrito de Capivari de Baixo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2003.