Camboriú

História de Camboriú - SC

A colonização em Camboriú aconteceu na segunda década do século XIX, com Baltazar Pinto Corrêa, natural da cidade de lamego, Concelho de Viseu, norte de Portugal. Inicialmente ele veio para Porto Belo. Provavelmente chegou aqui em 1821. Ele requereu uma carta sesmaria para ocupar uma gleba de terra e iniciar um povoamento, que segundo o historiador José Boiteux, seu contemporâneo, Baltazar deu o nome de Freguesia do Bom Sucesso.

Ele recebeu a carta de sesmaria no dia 26 de setembro de 1826, depois de passar longos anos embaraçada na burocracia da Coroa no final do governo de D. João VI. Essa colonização iniciou no Canto Norte da Praia, conforme revela a carta de sesmaria, depois seguiu para a localidade hoje conhecida como Barra onde foi criado o município de Camboriú.

Distrito criado com a denominação de Camboriú por Lei Provincial n.º 292, de 26-04-1849, subordinado ao município de Itajaí.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Camboriú pela Lei Provincial n.º 1.076, de 05-04-1884, sendo desmembrado de Itajaí. Sede na antiga vila de Camboriú. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-01-1885.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei Municipal n.º 18, de 20-10-1954, é criado o distrito de Praia de Camboriú e anexado ao município de Camboriú.

Em divisão territorial datada de de 1-VII-1960 o município é constituído de 2 distritos: Camboriú e Praia de Camboriú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

A Lei Estadual n.º 960, de 08-04-1964, desmembra do município de Camboriú o distrito de Balneário de Camboriú, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

É criado o distrito de Monte Alegre e anexado ao município de Camboriú.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999 o município é constituído de 2 distritos: Camboriú e Monte Alegre. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.