Bom Jesus

História de Bom Jesus - SC

Bom Jesus Santa Catarina - SC

:

Essa comunidade era a princípio habitada pelos índios Guarani e Kaingang margeando o rio que mais tarde veio dar o nome a então comunidade, Chapecózinho. O rio por conseguinte era muito utilizado pois servia de passagem de balsa ao viajantes que vinham do Paraná com destino ao litoral catarinense e ao Rio Grande do Sul. Essas mesmas terras serviam ainda de palco para um dos maiores acontecimentos históricos de Santa Catarina, a Guerra do Contestado, pois a mesma foi usada para pouso e passagem dos seguidores do Monge São João Maria.

Vale ressaltar ainda que a sede do município era utilizada como cemitério indígena. Na época de 1859 Chapecózinho era parte do município de Xanxerê o mesmo pertencente a Palmas, estado do Paraná, objeto de disputa entre Paraná e Santa Catarina.

Segundo depoimentos recolhidos as primeiras famílias que aqui chegaram vieram como aventureiros como é o caso de Cristiano Feliciano dos Santos que chegou aqui como tropeiro e fixou-se as margens do Rio constituindo família. Vieram ainda Elias Carneiro, Angelo Narciso, Pedro Florentino Narciso, Manoel Narciso e João Rosa.

A primeira casa comercial do passado surgiu em 1950 pertencente a Pedro Olinkiewiski, na qual comercializava-se todo tipo de mercadoria.

Em 1957 foi elevado à categoria de distrito, começando sua história político administrativa, com o nome de Bom Jesus, por ser o padroeiro do município de Xanxerê. Tornando-se o 1º Distrito daquele município e inclusive com o mesmo nome do padroeiro.

Vale ressaltar, que no distrito de Bom Jesus predominou a extração de madeira no período de 1957 a 1970.

Ao findar esse período, acelerou-se a colonização e o desenvolvimento local motivado principalmente pela agropecuária.

Gentílico: bonjesuense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Bom Jesus, pela lei municipal nº 9, de 07-03-1957, subordinado ao município de Xanxerê. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bom Jesus figura no município de Xanxerê. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Jesus, pela lei estadual nº 9891, de 19-07-1995, desmembrado de Xanxerê. Sede no antigo distrito de Bom Jesus. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.