Bom Jardim Da Serra

História de Bom Jardim Da Serra - SC

Bom Jardim da Serra Santa Catarina - SC
:
Por volta de 1870, aportou Manoel Pinto Ribeiro com os filhos, vindos de Dom Pedrito e fixaram residência no local denominado Fazenda Pelotas. Mais tarde outras famílias do Rio Grande do Sil se somaram para formar o povoamento da região, onde hoje, é o município de Bom Jardim da Serra.

Os primeiros moradores abriram picadas na Serra Geral, denominada de Serra do Doze, hoje Serra do Rio do Rastro, onde passavam cavalos e mulas com as tropas para efetuarem a troca de mercadorais com o litoral. Levavam charque, couro, queijo e pinhão. Retornavam com sal, açúcar, farinha e tecidos.

Bom Jardim da Serra é o portal da região serrana catarinense e tem como principal atração a estrada da Serra do Rio do Rastro, que sobe do nível do mar até 1.450m de altitude em apenas 12km de estrada asfaltada.

Gentílico: bom-jardinense
Pontenciais turísticos: Canyon das Laranjeiras, Morro da Igreja, Rio Pelotas, Sítio Eólico.

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora do Socorro, por lei municipal nº 4, de 30-03-1905, subordinado no município de São Joaquim da Costa da Serra.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Nossa Senhora do Socorro figura no município de São Joaquim da Costa da Serra.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Nossa Senhora do Socorro permanece no município de São Joaquim da Costa da Serra.

Pelo decreto-lei estadual nº 86, de 31-03-1938, o município de São Joaquim da Costa da Serra passou a denominar-se São Joaquim e o distrito de Nossa Senhora do Socorro a denominar-se Bom Jardim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Bom Jardim figura no município de São Joaquim.

Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de Bom Jardim passou a denominar-se Cambajuva.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Cambajuva figura no município de São Joaquim.

Pela lei estadual nº 282, de 28-07-1949, o distrito de Cambajuva passou a denominar-se Bom jardim da Serra.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bom Jardim da Serra figura no município de São Joaquim.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Jardim da Serra, pela lei estadual nº 1052, de 26-01-1967, desmembrado de São Joaquim. Sede no antigo distrito de Bom Jardim da Serra. Constituído do distrito sede. Instalado em 05-03-1967.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alterações Toponímicas Distritais:
Nossa Senhora do Socorro para Bom Jardim alterado, pelo decreto-lei estadual nº 86, de 31­03-1938.

Bom Jardim para Cambajuva alterado, pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943.

Cambajuva para Bom Jardim da Serra alterado, pela lei estadual nº 282, de 28-07-1949.