Barra Bonita

História de Barra Bonita - SC

Barra Bonita Santa Catarina - SC

O município de Barra Bonita desmembro-se do município de São Miguel do Oeste, foi criado através da lei de nº 10052 de 29 de dezembro de 1995. A consulta plebiscitaria realizou-se no dia 17 de dezembro de 1995. Através de voto eletrônico 946 pessoas votaram, sendo que 862 votaram pela emancipação.

Os desbravadores eram agricultores, em sua maioria descendente de Italianos, vindo do Rio Grande do Sul no lombo de mulas ou em pequenos caminhões por volta de 1951. O nome da comunidade surgiu segundo os primeiros moradores, devido a beleza do Rio das Antas. Foi dado então o nome de Barra Bonita ao rio e a comunidade.

Em 19 de dezembro de 1960 Barra Bonita passou a ser distrito, tendo como primeirointendente o Sr. Ângelo Benetti. O primeiro padre foi Aurélio Canzi aonde os primeiros cultos e missas eram realizados na casa do Sr. Antônio Dresch, sendo edificada a primeira igreja em 1959 no mesmo local da atual. Ficou eleito como padroeiro da comunidade São Francisco de Assis.

Os primeiros moradores a se fixarem em Barra Bonita foram: João Giacomelli, José Zanoti, Arlindo Ebeart, Vicente Vitcoski, Regina Rapac, Ângelo Beneti, Pacoal Moura, Arlindo Boff e outros.

A primeira casa comercial a se estabelecer foi um armazém de primeiras necessidades de propriedade dedo Sr. Honório Caneppele.

Gentílico: barrabonitense

Distrito criado com a denominação de Barra Bonita, pela lei estadual nº 631, de 19­12-1960, subordinado ao município de São Miguel do Oeste.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Barra Bonita permanece no município de São Miguel do Oeste.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barra Bonita, pela lei estadual nº 10052, de 29-12-1995, desmembrado de São Miguel do Oeste. Sede no antigo distrito de Barra Bonita. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.