Arabutã

História de Arabutã - SC

Arabutã
Santa Catarina - SC

A partir de 1912, com a construção da ferrovia RS e SP e com a colonização do vale do Rio do Peixe, começou também a colonização de nossa região. Primeiramente, chegaram os caboclos na região, que começaram o desmatamento, e a partir daí surgiram os primeiros núcleos de habitação.

O governo, para pagar a construção da ferrovia, deu glebas de terras ao lado da ferrovia à empresa colonizadora Mósele Éberle Ahrons.

A região pertencia a Concórdia e a empresa colonizadora Mósele Éberle Ahrons procurou interessados na aquisição dessas terras.

Em 1927, chegaram a Arabutã imigrantes alemães, vindos da Romênia, que em troca de trabalho prestado, recebiam terras e comida da colonizadora.

O povoamento de início teve o nome de Pipoca, dado pelos caboclos, pelo motivo de terem ficado ilhados durante uma enchente, entre o Rio Jacutinga e o Lageado Canoas, alimentando-se por vários dias com pipocas. Com a chegada dos imigrantes mudou-se para o nome de Nova Germânia. Durante a Segunda Guerra Mundial, o nome foi alterado para Mauá. Mais tarde recebeu o nome de Arabutã, que na língua guarani quer dizer pau-brasil, devido a uma árvore encontrada nas margens do Rio Jacutinga muito parecida com o pau-brasil.

Distrito criado com a denominação de Mauá, pelo Decreto-lei Estadual n.º 238, de 01-12-1938, subordinado ao município de Concórdia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Mauá figura no município de Concórdia.

Em divisão territorial datada 1-VII-1960, o distrito de Arabutã figura no município de Concórdia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Arabutã, pela Lei Estadual n.º 8.474, de 12-12-1991, desmembrado de Concórdia. Sede no antigo distrito Arabutã. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 2 distritos: Arabutã e Nova Estrela.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Mauá para Arabutã alterado, pelo Decreto-lei Estadual n.º 941, de 31-12-1943.