Águas Frias

História de Águas Frias - SC

As Cidades de Guaporé e de Maecelino Ramos, no Rio Grande Do Sul,foram colonizadas por Italianos,mas seus descendentes buscaram outro destino.Na década de 1950,liderado pelas Família Bertasso, um grupo de Migrantes estabeleceu-se na Região De Águas-Frias Ali foi encontrada uma Vertente de Água Gelada que deu nome à localidade.

CARACTERÍSTICAS
Data de fundação - 12 de dezembro de 1991.

Data festiva - Novembro (Festa da Nossa Senhora da Saúde), setembro (Semana Farroupilha) e 12 de dezembro (aniversário da cidade).

Principais atividades econômicas - Agricultura.

População - 2.037 habitantes.

Colonização - Italiana.

Principais etnias - Italiana.

Localização - Oeste, na microrregião de Chapecó, a 582km de Florianópolis.

Área - 75,162 km2.

Clima - Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 18,7°C.

Altitude - 345m acima do nível do mar.

Cidades próximas - União do Oeste, Coronel Freitas, Chapecó, Nova Erechim e Pinhalzinho

GENTÍLICO:Aguasfriense
O Distrito foi criado com a denominação de Cairu ex-povoado, pela Lei municipal nº, de 11/05/1957,desmembrado do distrito de Itaberaba,subordinado ao município de Chapecó.Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o Distrito de Cairu figura no Município de Chapecó.Pela Lei estadual nº 763,de 06/10/1961, é feita a transferencia do Distrito de Cairu do Município de Chapecó para o Município de Coronel Freitas.Em divisão territorial datada de 31/12/1963, o distrito figura no Município de Coronel Freitas.Pela Lei Municipal nº 35,de 19/11/1975,ratificada pela Lei Estadual nº 5.446, de 15/06/1978, o Distrito passou a Denominar-se ÁGUAS-FRIAS.