Agrolândia

História de Agrolândia - SC

AGROLâNDIA

:
Em 1911, os irmãos, Ricardo e Domingos Alves Paes e alguns familiares, vindos do município de Lages, descobriram as terras da região. Procederam então o desmatamento e o plantio de milho e feijão. Em 1913 a família Alves Paes passou a residir definitivamente no local, dando origem ao nome da comunidade denominada de Serra dos Alves. Em 1917 vieram as primeiras famílias residirem na localidade, que de início denominou-se Trombudo Alto. "Trombudo" porque seu rio tinha muitas curvas semelhantes à uma tromba e "alto" por estar próximo à Serra Geral. Entre as famílias pioneiras estão as de Otto Zwicker, Otto e Leopoldo Prochnow e João e Eduardo Will. Logo após, outras famílias da colonização italiana de Rodeio, Rio dos Cedros e arredores, foram chegando e dedicando-se à agricultura e pecuária, atividades motivadoras do atual município. Em 1957 criou-se o distrito de Trombudo Alto, pela lei municipal nº 301, de 01-05-1957 e homologada pela Assembléia Legislativa do Estado de SC pela lei nº 308 de 29-08-1957, subordinado ao município de Rio do Sul. Pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, o distrito de Trombudo Alto passou a pertencer ao município de Trombudo Central. . Em 12-06-1962, através da Lei Estadual nº 831, passou a categoria de Município, desmembrando-se de Trombudo Central, e com o nome de Agrolândia. O nome deriva de O nome do Município origina-se de AGRO = agricultura e LÂNDIA = cidade . A data da instalação do município ocorreu no dia 25-07-1962.

Gentílico: Agrolandense
Comarca:Trombudo Central