Abdon Batista

Santa Catarina

 

História de Abdon Batista - SC

Abdon Batista
Santa Catarina - SC



Por volta de 1919, alguns colonos vindos de Guaporé, Rio Grande do Sul, interessados na compra de sua terra natal e em busca de novas acomodações, enfrentaram durante suas viagens várias dificuldades, dentre as quais, fortes chuvas que os mantiveram por dois dias acampados nos campos de Lagoa Vermelha. Terminado o temporal, prosseguiram viagem, e finalmente chegaram até as margens do Rio Canoas, onde pararam para descansar. Ao atravessarem o rio avistaram terras férteis, cobertas de pinheiro, que lhe despertaram grande interesse.

Após, retornaram à Guaporé, venderam suas propriedades e com suas famílias adquiriram terras nas proximidades de Canoas, e por serem planas foram chamadas de Vargem.

As primeiras famílias que chegaram nesta região foram os Bortoli, Zanchett, Mocelin e Demeneck, que, com muito sacrifício, desmataram, começaram a construir suas casas, e cultivar o solo.

Os produtos ali colhidos eram levados a Campo Belo do Sul, ou então a Campos Novos, em tombos de burros, através de picadas, pelo tropeiro João Mocelim, enquanto que os suínos eram tocados a pé até Joaçaba ou Videira, para lá serem vendidos.

Com o passar do tempo o número de habitantes foi crescendo, foram construídas novas casas, e a comunidade de Vargem tornar-se-ia Vila Nova.


Gentílico: abdonense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no Município de Campos Novos, o distrito de Abdon Batista.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Abdon Batista, pela lei estadual nº 7584, de 26-04-1989, alterado pela lei estadual nº 7761, de 16-10-1989, que modificou seus limites, desmembrado de Campos Novos. Sede no antigo distrito de Abdon Batista. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1990.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2019 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade