Vitória Das Missões

Rio Grande do Sul

História de Vitória Das Missões - RS

Vitória das Missões constitui-se de um latifúndio pertencente aos senhores, Germano Hofmeister e Luís Kruel. Os seus proprietários pretendendo comercializar a área, dividiram-se em lotes ou colônias como eram chamadas.
As famílias pioneiras foram famílias de imigrantes italianos e alemães: família Röpke, família Dallanora, família Zago, família Rubert e família Thomazi, que chegaram por volta de 1909, os alemães oriundos de Pelotas e por volta de 1929, os italianos, vindos especialmente das cidades de Cachoeira do Sul e Bento Gonçalves.

O núcleo urbano, propriamente dito, do município de Vitória das Missões, começou a formar-se em 1940, com a instalação no local de pequenas indústrias como serraria, moinho colonial e casas de comércio.

O nome do município de Vitória das Missões originou de um litígio judicial de terras, e o grupo vencedor denominou o município de Colônia Vitória. Anos depois, mudou o seu nome para Vitória das Missões.

Distrito criado com a denominação de Vitória, pela Lei Municipal n.º 10, de 10-08-1959, subordinado ao município de Santo Ângelo.

Em divisão territorial datada 1-VII-1960, o distrito de Vitória figura município Santo Ângelo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vitória das Missões, pela Lei Estadual n.º 9.569, de 20-03-1992, desmembrado do município de Santo Ângelo. Sede no atual distrito de Vitória das Missões (ex-Vitória). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Em divisão territorial datada de 2009, o município é constituído de 2 distritos: Vitória e São João Batista.