Vista Alegre Do Prata

História de Vista Alegre Do Prata - RS

Vista Alegre do Prata, no início de sua colonização era conhecido como Linha 6ª General Osório de Alfredo Chaves, hoje município de Veranópolis.

Por volta de 1884, com a divisão dos lotes rurais pertencentes a Alfredo Chaves vieram para estas terras famílias de imigrantes italianos.

Ali chegados, hospedaram-se em casa de amigos. Logo que o encarregado da distribuição das terras, o Sr. João Resk, entregou o título provisório das terras com o respectivo número do lote e ferramentas necessárias para a lavoura, os homens, partiram para encontrar e tomar posse do seu lote, na Linha 6ª General Osório. Encontrando-o, procuraram escolher um lugar onde houvesse água próxima, para construírem seus ranchos. Havia uma colaboração mútua, todos se ajudavam. Após três meses, voltaram a Alfredo Chaves buscar a família.

Já estabelecidos, começaram a derrubar o mato e fazer suas primeiras plantações. Plantaram logo, milho, feijão, batata, providenciaram uma boa horta. Mais tarde, plantaram trigo e fizeram um pequeno parreiral, para produzir o vinho, bebida preferida dos italianos. No primeiro ano, se alimentaram bastante da fauna, pois era abundante, na época. Após um ano de trabalho intenso, já se alimentaram dos produtos por eles produzidos.

Os primitivos imigrantes italianos que ocuparam estas terras foram Angelo Raffo, Antonio Bidese, Pietro Maschio, Claudio Calleffi, Miguel Dalla Costa, Tiago Caprini, Gregório Lorini, Angelo Tonus, Maria Ubertti, Angelo Treviso e outros.

Alguns anos mais tarde, após a chegada dos italianos , aos poucos, foram chegando a corrente imigratória polonesa. Como pioneiros da colonização polonesa citamos Grzebielukas, Modelski, Koakoski, Petrykoski, Rapkiewcz, koprowski,, Kajawa, Kazmierki, Karpinski, Gayeski, etc.

Distrito criado com a denominação de Vista Alegre, por Atos Municipais n.º 86, de 01-06-1915, e n.º 3, de 11-09-1924, subordinado ao município de Prata.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Vista Alegre figura no município de Prata.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro anexo ao Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o distrito de Vista Alegre se denomina Augusto Severo.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Augusto Severo (ex-Vista Alegre), figura no município de Prata.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o distrito Augusto Severo (ex-Vista Alegre), tomou a denominação de Alexandre Gusmão e o município de Prata a chamar-se Nova Prata.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Alexandre Gusmão (ex-Augusto Severo), figura no município de Nova Prata.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei Municipal n.º 260, de 24-04-1956, o distrito de Alexandre Gusmão voltou a denominar-se Vista alegre.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Vista Alegre figura no município de Nova Prata.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vista Alegre do Prata, pela Lei Estadual n.º 8.611, de 09-05-1988, desmembrado do município de Nova Prata. Sede no atual distrito de Vista Alegre do Prata (ex-Vista Alegre). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.