Vila Maria

Rio Grande do Sul

História de Vila Maria - RS

No início do século XX, os imigrantes italianos e seus familiares foram se introduzindo no interior do município de Guaporé, vindos de Bento Gonçalves, Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha e outros municípios.

Próximo ao rio Guaporé, a uns 70 km da sede do município que tem o mesmo nome, morava um posseiro chamado Sebastião Nunes, que vivia da agricultura. Em 1904 o mesmo vendeu suas terras para o senhor Constante Lótici que se estabeleceu como comerciante com loja e casa de pasto. Outros colonos foram comprando terras nas proximidades e aos poucos formou-se uma comunidade que prosperou rapidamente.

Em 1917, o Sr. Constante Lótici vendeu tudo o que possuía para a Sra. Maria Busato, viúva e mãe de muitos filhos, que vinda da cidade de Casca se estabeleceu também com loja e pousada. Por se chamar Maria, a localidade passou a se chamar Vila Maria.

Esta senhora, no início dos anos de 1930 ofertou um hectare de terra à Igreja Católica para construção de uma Capela que foi construída pelos moradores, que já eram em um bom número. Mais tarde, em 1933, em 13 de setembro, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, sendo seu primeiro vigário o Padre Dom Josué Bardin, imigrante italiano.

Distrito criado com a denominação de Júlio de Castilhos, por Ato Municipal n.º 27, de 01-02-1924, subordinado ao município de Guaporé.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Maria, figura no município de Guaporé.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Júlio de Castilhos se denomina Maria.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei Estadual n.º 2.550, de 18-12-1954, o distrito de Maria foi transferido do município de Guaporé, para constituir o novo município de Marau.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Maria, figura no município de Marau.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1988.

Elevado á categoria de município com a denominação de Vila Maria, pela Lei Estadual n.º 8.598, de 09-05-1988, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 9.032, de 08-02-1990, desmembrado dos municípios de Marau e Casca. Sede no atual distrito de Vila Maria (ex-Maria pertencente ao município de Marau). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.