Viadutos

Rio Grande do Sul

 

História de Viadutos - RS

HISTÓRICO DE VIADUTOS

O município de Viadutos ocupa a parte Leste da Região Alto Uruguai, Microrregião Colonial de Erechim, situado ao norte do Estado, com uma área de 286 km².
Viadutos foi criado pela Lei Estadual nº 3728 de 18 de Fevereiro de 1959, após vitória apurada pela consulta plebiscitária realizada em 30 de novembro de 1958, idealizada por um grupo de pessoas corajosas, hoje todos falecidos, mas que muitos filhos desses batalhadores vivem entre nós.

A instalação deu-se no dia 28 de maio de 1959, sendo neste dia a comemoração do aniversário de Viadutos e nós festejamos e lembramos nesta celebração.

O território do município foi constituído pelo desmembramento de áreas pertencentes aos municípios de Gaurama e Marcelino Ramos, antes Erechim - Passo Fundo e bem antes Cruz Alta.

O nome Viadutos provém da existência de várias pontes, na estrada de ferro que liga Gaurama à Marcelino Ramos, nas proximidades da sede, existentes ainda em numero de sete.

O povoamento teve início por volta de 1908 com predominância de descendentes italianos, na sede do município, e poloneses no segundo distrito Carlos Gomes, hoje município.

Os primeiros habitantes vieram acompanhando a construção da estrada de ferro que liga Marcelino Ramos à Santa Maria.

Na sede e na Linha Anta Mansa acamparam os operários que construíram a ferrovia e a ponte sobre o Lajeado Anta Mansa. Como decorrência dessas atividades surgiram as primeiras casas comerciais. Por volta de 1910 já existia no então povoado de Viadutos, uma padaria.

O progresso chegava não somente à sede do distrito, Viadutos se expandia, surgindo fortes comunidades no interior, aonde iam se instalando os bravos imigrantes que chegavam, trazendo na bagagem de retirantes a saudade do que já haviam construído e o anseio pelo recomeço, queriam plantar para a sobrevivência e implantar a sua sabedoria, cultivar suas tradições, seus costumes e alimentar seus sonhos. De início foi uma vida muito dura, cheia de aventuras, mas apesar de tudo os primeiros colonizadores eram corajosos e determinados e aos poucos iam produzindo riquezas, transformando a terra, construindo o progresso e criando raízes profundas de cultura, amizade e paz.

Os imigrantes eram pessoas de muita fé, reuniam-se para rezar o terço. Em cada comunidade surgia uma capela e em 1934, na sede, foi fundada a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, sendo o vigário o Padre Fidelis Wilhelm e hoje o Padre Valdemar Zampelini.

Em março de 1938, o então povoado de Viadutos foi elevado a categoria de vila. A primeira escola criada no município foi uma escola particular, conhecida como Colégio das Irmãs. Em 1939 passou para a responsabilidade do estado com a denominação de Grupo Escolar da sede e bem mais tarde em homenagem à primeira professora que aqui lecionou, recebeu o nome de Escola Estadual de 1º Grau Amábile Barberini.

Hoje a situação político administrativa de nosso município é representada pela Câmara de Vereadores, executivo sendo o prefeito O Sr. Eduardo nicheti e vice -prefeito Celso Sperotto.. Foram prefeito de viadutos os seguintes senhores: Isidoro José Brancher, Augustin Tapia Sanches, Alvadi Munaro, Natal Tochetto, Albino Cadore, João Roque DAmbrosi, Almeri Candido Reginatto, José David Gemelli, Antonio Dolinski, e Neri Demarco.

Conforme dados da Contagem Populacuional de 2007, Viadutos possui 5.663 habitantes, sendo que 2.570 residem na área urbana e 3.093 na área rural.

Observando Viadutos hoje, em nada lembra a antiga Vila.

Viadutos se tornou uma linda cidade emoldurada por montanhas e verdejantes florestas que parecem tocar a linha do horizonte, sendo um lugar bom para morar e viver.
Gentilico: viadutense
Segue abaixo as principais festividades do município no decorrente ano:

- 26 de Janeiro XIV Festa Nacional do Boi Recheado
- 26 de Abril Festa Italiana e Encontro de Corais Modesto e Nicola Taliani Contenti
- 23, 24 e 25 de Maio IV Expo Feira do Gado Leiteiro, Indústria, Comércio e agronegócio de Viadutos
- 28 de Maio Aniversário do Município
- 08 de junho Festa do sagrado Coração de jesus e Santo Antônio, com crisma na Igreja Matriz
- 14 a 19 de Setembro Semana Farroupilha
- 08 e 09 de Novembro 2º Rodeio Regional de Alço: Tropeiros do Sul
- 07 de Dezembro Festa de Nossa Senhora da Saúde e Imaculada com 1ª Eucaristia na Igreja Matriz

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade