Veranópolis

Rio Grande do Sul

História de Veranópolis - RS

Veranópolis teve sua colonização iniciada em 1884, quando os primeiros imigrantes italianos aqui chegaram. Antes, já a partir de 1830, todo o território desta região pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha, e as freguesias mais próximas eram Lagoa Vermelha e Vacaria.

Com o tempo, os fazendeiros de Lagoa Vermelha foram abrindo picadas e penetrando na região da futura colônia Alfredo Chaves. Tomavam posse da terra das matas do rio das Antas para o cultivo de milho e extração de erva-mate. No local mais aprazível daquela gleba de terra, havia um ponto de encontro de tropeiros que, periodicamente, se aventuravam a passar por ali, com destino a Montenegro. Este lugar preferido para repouso e encontro neste longo caminho, com uma elevação rochosa e ótima vertente de água recebeu o nome de Roça Reúna.

O excesso de pretendentes aos terrenos nas antigas colônias obrigou à Inspetoria Geral de Colonização a planejar e a concretizar a criação de uma nova colônia, para onde seriam encaminhados os excedentes populacionais.

No local conhecido como Roça Reúna, foi instalada em 1884 a colônia Alfredo Chaves, pertencente ao município de Lagoa Vermelha.

Foi após esta decisão que começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos advindos principalmente das províncias de Treviso, Pádua, Cremona, Mântua, Belluno, Tirol e Vicenza. Pouco tempo depois, os primeiros poloneses chegavam ao município.

Na década de 40 o senhor Mansuetto Dal Prá, morador da região, nomeou o lugar como Veranópolis, que significa Cidade Veraneio sendo verano = verão (palavra latina) polis = cidade (palavra grega).

Distrito criado com a denominação de Colônia Alfredo Chaves, por Decreto Estadual de 31-05-1892 e Ato Municipal de 17-08-1898, subordinado ao município de Lagoa Vermelha.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Benjamin Constant, desmembrado de Lagoa Vermelha. Sede na colônia de Alfredo Chaves. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-03-1898.

Por Decreto Estadual n.º 232, de 05-07-1892, o município de Benjamin Constant é extinto, passando a condição de distrito do município de Lagoa Vermelha com a denominação de Alfredo Chaves.

Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Alfredo Chaves, por Decreto Estadual n.º 124B, de 15-01-1898, desmembrado de Lagoa Vermelha. Sede no distrito de Alfredo Chaves. Constituído do distrito sede. Reinstalado em 15-03-1898.

Por Ato Municipal de 17-08-1898, foram criados os distritos de Herval e Capoeira e anexados ao município de Alfredo Chaves.

Por Ato Municipal de 18-10-1899, é criado o distrito de Monte Veneto e anexado ao município de Alfredo Chaves.

Por Ato Municipal de 12-10-1905, foram criado os distritos de Bela Vista e Nova Bassano e anexado ao município de Alfredo Chaves.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 6 distritos: Alfredo Chaves, Herval, Monte Veneto, Bela Vista e Nova Bassano.

Por Atos Municipais n.º 86, de 01-06-1915 e 3, de 11-09-1924, é criado o distrito de Vista Alegre e anexado ao município de Alfredo Chaves.

No quadro de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o município de Alfredo Chaves figura com 6 distritos: Alfredo Chaves, Capoeiras, Monte Veneto, Bela Vista, Nova Bassano e Vista Alegre. Não figurando o distrito de Herval.

Por Decreto Estadual n.º 3.351, de 11-08-1924, desmembra do município de Alfredo Chaves os distritos de Prata (ex-Capoeiras), Nova Bassano e Vista Alegre, para constituir o novo município de Prata.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: Alfredo Chaves, Bela Vista e Monte Veneto.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Veranópolis (ex-Alfredo Chaves), Cotiporã (ex-Monte Veneto) e Fagundes Varela (ex-Bela Vista).

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Veranópolis, Cotiporã e Fagundes Varela.

Pela Lei Municipal n.º 240, de 30-09-1955, é criado o distrito de Vila Flores, com território desmembrado do distrito de Fagundes Varela e anexado ao município de Veranópolis.

Pela Lei Municipal n.º 305, de 09-10-1956, o distrito de Monte Veneto voltou a denominar-se Cotiporã.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Veranópolis, Fagundes Varela, Cotiporã e Vila Flores.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Veranópolis, Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores.

Pela Lei Estadual n.º 7.652, de 12-05-1982, desmembra do município de Veranópolis o distrito de Cotiporã. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 3 distritos: Veranópolis, Fagundes Varela e Vila Flores.

Pela Lei Estadual n.º 8.460, de 08-12-1987, alterada pela Lei Estadual n.º 9.035, de 08-02-1990, desmembra do município de Veranópolis o distrito de Fagundes Varela. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 8.627, de 12-05-1988, desmembra do município de Veranópolis o distrito de Vila Flores. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.