Vale Verde

Rio Grande do Sul

 

História de Vale Verde - RS

de Vale Verde 

        A chegada dos primeiros colonizadores portugueses nesta localidade deu-se por volta de 1810.

Vindos de São Paulo a Porto Alegre, os irmãos Francisco e Ricardo de Mello e Albuquerque, subiram pelo Rio Jacuí. Francisco desembarcou em Santo Amaro e Ricardo instalou-se em Rio Pardo onde ocupou o cargo de comandante do Corpo de Dragões por muitos anos.

        De Santo Amaro Francisco de Mello e Albuquerque adentrou o município, na época Taquari e se instalou no Capão da Aguada, no Cerro da Cria, hoje Fazenda da Família Dr. Júlio Velho. Veio com a posse de uma área de terra que ia do Cerro da Cria ao Cerro do Chileno e Arroio Taquari Mirim. A terra custava na época apenas o valor do requerimento: um mil e duzentos réis, pagos ao órgão coletor da província. Francisco era mascate. Não se sabe quase nada sobre seu casamento; se já veio casado ou se casou depois, sabe-se apenas que teve um casal de filhos, Antônio de Mello e Albuquerque, nasceu em 1816. Foi estudar em São Paulo e quando voltou aos 18 anos, seu pai já não vivia mais. Com sua mãe, sua irmã e alguns escravos vieram morar perto do Arroio Cavalhada onde foi construída a primeira casa de pedras feita pelos escravos.

           Quando descobriu que em Rio Pardo havia um primo com o mesmo nome, Antonio de Mello e Albuquerque, trocou seu nome para Antonio Vieira de Mello. Casou-se, teve 04 (quatro) filhos e morreu em 1903. Ainda vive um de seus netos Mathias de Mello e Albuquerque.

           Praticando a agricultura de subsistência e a criação rudimentar de gado, passou-se quase um século, quando chegaram à Colônia dos Mellos, os primeiros colonos alemães, vindos de Santa Cruz do Sul. 
           A primeira denominação da colônia foi Rheingau dados pelos imigrantes, pois, a maioria deles, eram oriundos do Vale do Reno.

           Com o passar do tempo, muitos desses colonos foram embora e a família Mello aumentava cada vez mais. O local, então, passou a ser chamado de Colônia dos Mello. Mais tarde este também foi substituído por Rincão dos Mello.

           Ao tornar-se 5º Distrito do Município de General Câmara, passou a denominar-se Vila Melos. Manteve este nome até o momento de sua emancipação em 1995, quando a comunidade local escolheu o novo e atual nome: Vale Verde. 

DADOS GERAIS
           No dia 28 de dezembro de 1995, pela Lei N/ 10657/1995, o 5° Distrito de General Câmara chamado Vila Melos, emancipou-se, nascendo assim o novo MUNICÍPIO DE VALE VERDE. Vale Verde é um Município com 3.054 habitantes, basicamente de origem germânica.

         O clima em Vale Verde é temperado. Temos o importante Rio Jacuí que banha toda a área em seu extremo sul.

Um pedaço do paraíso preservado e a essência da produção colonial. Estas são as principais características do Município de Vale Verde. De um lado o Município combina vales férteis, montanhas cobertas de vegetação e belíssimos balneários a beira do Rio Jacuí.

           Também ostenta uma economia forte, baseada na agricultura, pecuária e na produção de produtos coloniais de qualidade reconhecida.


LIMITES
Norte: Passo do Sobrado e Venâncio Aires
Sul: Rio Jacuí, Butiá e Minas do Leão
Leste: General Câmara
Oeste: Rio Pardo

TURISMO
           O Município de Vale Verde possui uma riqueza natural muito grande, que constitui pontos turísticos importantíssimos para o desenvolvimento do Município, como: Balneário de Monte Alegre, Buraco Fundo, Figueira Secular, Morros, Vales, Fontes de Água, Ginásio de Esportes, Centro de Cultura e Biblioteca Pública de Melos e casas antigas da colonização açoriana e alemã. 


DIVERSOS
Data de criação: 28/12/1995
Área: 333,33 Km²
Distância de Porto Alegre: 130 Km
Associação Municipal: AMVARP
Região: Vale do Rio Pardo


DADOS ECONÔMICOS
           O Produto Interno Bruto do Município de Vale Verde é de U$ 7.556.356,00, e o valor adicionado no ano de 1999 foi 7.560.000,00.

A produção de arroz responde com 56% da produção primária, seguido da produção de bovinos de corte, e em terceiro a produção de fumo em folha. 
           As cinco maiores empresas conforme o valor adicionado:
1º Aro Mineradora
2º Frigorífico Kroht
3º Smarja (Sociedade dos Mineradores do Rio Jacuí)
4° Elênio Fischer Comércio de Combustíveis
5º Renato Rauber Comércio e extração de areia

INDÚSTRIA
           O Município conta com duas agroindústrias de cachaça, que utiliza a matéria prima produzida na propriedade. A cachaça é fabricada sem a utilização de produtos químicos, e o produto pode ser adquirido no comércio como também diretamente nas agroindústrias. 
          Contamos também com uma indústria moveleira que faz móveis sob medida e de excelente qualidade, e também com fábrica de artefatos de cimento oferecendo produtos como postes e tubos de concreto.


AGRICULTURA
          A economia do Município é essencialmente agrícola, distribuída nas seguintes culturas: 
- Arroz: área plantada 1.735 hectares distribuídos em 30 produtores alcançando uma produtividade média de 4.750 kg por ha;
- Gado: estima-se que existem cerca de 25.000 bovinos.

- Fumo: área plantada 1.320 hectares em 287 produtores com uma produtividade média 1.850 kg por ha;
- Milho: área plantada 1.900 hectares produzindo em torno de 3.000kg/ha.

          Além dessas atividades o Município ainda possui um potencial bastante grande na área da piscicultura, pois possui em torno de 1.000 hectares em açudes. Desenvolve também atividades na área da fruticultura e olericultura, onde a cultura da melancia vem se destacando nos últimos anos com uma área plantada de 350 ha e estimativa de colheita de 17.500 ton. 

EDUCAÇÃO
           O Município conta com três escolas municipais, atuando 24 professores que atendem 270 alunos, também contamos com três escolas Estaduais com 30 professores e 457 alunos sendo a que atende um maior número de alunos é da sede municipal: Escola Estadual de Ensino Fundamental Curupaiti.


SAÚDE
            A Secretaria da Saúde conta com um Posto de Saúde na sede do Município, onde presta serviço à população Valeverdense com atendimento médico, odontológico, psicológico e ambulatorial.

Com a Municipalização da Saúde através da Resolução N° 046/2001, de 06 de março de 2001 a Secretaria irá contar com maiores recursos e, com isso, poderá melhorar, ainda mais, os investimentos na área da saúde pública.


ECONOMIA
        O território de nosso município apresenta campos em grande quantidade, possuindo uma produção agropecuária forte. Nesta área temos os mais variados tipos de terra que servem para produzir os mais diferentes produtos agrícolas. Os produtos mais cultivados são:fumo,arroz,milho,soja,entre outros. 
        Na PECUÁRIA além do rebanho bovino com gado de corte e produção de leite possui número considerável de cabeças de bubalinos,suínos,ovinos,equinos e em fase de implantação a piscicultura, destacando-se a criação de traíras e carpas em lagos artificiais.

        A APICULTURA desenvolvida no Município é favorecida pela existência de muitas matas, arroios e do Rio Jacuí. 

        A FRUTICULTURA desenvolvida conta com espécies variadas como: bergamota,caqui,figo,laranja,limão,pêra,pêssego,uva,e nozes em número não muito expressivo. O município possui três indústrias,sendo elas:duas de aguardente e uma de móveis. O abastecimento de água potável é efetuado através da sociedade Hídrica,que é uma Associação de Moradores criada para este fim no ano de 1973,que atende aproximadamente 145 famílias.


Aspectos Físicos do Município
        Vale Verde limita-se ao sul com o Rio Jacuí, Butiá e Minas do Leão. Ao norte com Passo do Sobrado e Venâncio Aires. A oeste com Rio Pardo e ao Leste com General Câmara. 
        A população atual é de 3.227 habitantes, sendo que a maioria reside no interior do município nas localidades de Monte Alegre, Buraco Fundo, Dourados, Passo da Olaria, Cerro do Chileno, Potreirinho, Alto vila Melos, Professor Parreira e Rincão dos Esquecidos. 
        Situado na depressão central do Estado do Rio Grande do Sul, distante a 135km de Porto Alegre, Vale Verde pode ser alcançado pelas RS290, RS401, RS405, RS244 e RS287. O município possui a Ferrovia Porto Alegre - Fronteira, que atravessa o município com 20km de malha ferroviária e duas estações ferroviárias que estão desativadas. 

- RIOS: Temos o importante rio Jacuí que banha toda a área em seu extremo sul. 
- SOLO: Há no município, a variedade enorme de tipos diferentes de solo, os quais permitem uma diversidade de cultura muito grande. 
- RELEVO: É uniforme. Apresenta-se em faixas onduladas, elevando-se em coxilhas e campos altos, montes e cerros em quantidades ideais que permitem,associados a qualidades/diversidade do solo, as mais diferentes culturas agropecuárias que trazem riqueza da área.

- VEGETAÇÃO:  A vegetação predominante é a rasteira apresentando ótimas pastagens para a criação do gado. Aparecem ainda muitas matas nativas e plantações de acácia e eucalipto. 
- ARROIOS: Os arroios localizados no município de Vale Verde são:
Arroio da Olaria
Arroio João Rodrigues
Arroio dos Aterrados
Arroio Monte Alegre
Arroio Diabo Louco (este é o arroio que marca a divisa entre os municípios de Vale Verde e General Câmara)
Arroio da Cria 
Arroio Taquari-Mirim.

Arroio Cavalhada 
- LAGOAS: Temos no município as seguintes Lagoas:
Lagoa Dourados
Lagoa da Frade
Lagoa da Estância
Lagoa Guahyba e Lagoa Negra. 
- CERROS: Temos no município os seguintes cerros:
Cerro Chileno
Cerro Monte Alegre
Cerro 3 Irmãos 
e Cerro da Cria.


PESSOAS QUE SE DESTACARAM NO MUNICÍPIO
Primeiro Morador
David Holtz;
Primeiro a Doar Terras
Antonio Vieira de Mello;
Primeiro Pastor
Max Dedekind;
Primeiro Professor
Otto Monzan;
Primeiro Prefeito
Hugo Froemming;
Primeiro Vice-Prefeito
Juarez Castagnino Dora;
Primeiro Presidente da Câmara de Vereadores
Clécio Francisco Severo Hertz;

Primeira Câmara de Vereadores do Município de Vale Verde
Carlos Augusto Freitas de Quadros
Otomar da Silva Araujo
Eloir Storch
Elisa Weber Severo
Rudi Antônio Fischer
Walter Kappel
Jucimar Dutra;
Emir Rosa da Silva
Clécio Francisco Severo Hertz

Primeiro Secretario de Planejamento, Administração e Finanças
Lothar Trarbach;
Primeiro Secretário da Saúde, Ação Social e Meio Ambiente
Waldemar Toillier;
Primeiro Secretário da Educação, Cultura, Turismo e Desporto
João Ernis Niemeyer;
Primeiro Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio
José Luis Simon;
Primeiro Secretário de Obras, Transportes e Serviços Essenciais
José Brasil de Vargas Pinheiro;

Data de Emancipação: 22/11/95
Lei de Criação do Município de Vale Verde no. 10.657 de 28/12/95
Cultura
O município conta com algumas Associações Culturais/Clubes, entre eles destacamos: 

a) Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rancho Velho -Vale Verde.

b) Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Monte Alegre.

c) Piquete Amigos do Campo (Piquete)-Buraco Fundo. 
d) Centro de Cultura e Biblioteca Pública de Melos -Vale Verde
e) Esporte Clube Vila Melos -Vale Verde (desativado). 
f) Clube de Mães As Margaridas-Alto Vila Melos. 
g) Clube de Mães Sempre Unidas-Vale Verde. 
h) Clube de Mães Amor Perfeito-Cerro do Chileno.

i) Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário-Monte Alegre. 
j) Clube de Mães Santo Antonio-Cerro do Monte Alegre.

k) Clube de Mães Lutar para Vencer - Buraco Fundo

Religião
        A religião predominante é a Católica Apostólica Romana. entre outras destacamos a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Há quatro (4) igrejas no município de Vale Verde: 

a) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil-IECLB-situada em Vale Verde.

b) Igreja Católica Apostólica Romana-Comunidade São Francisco de Assis-situada em Vale Verde. 
C) Igreja Católica Apostólica Romana-Comunidade São João Batista-situada em Alto Vila Melos. 
d) Igreja Católica Apostólica Romana-Comunidade Santo Antônio-situada em Monte Alegre. 
 
Pontos Turísticos
          O Município de Vale Verde possui uma riqueza natural muito grande, que constitui pontos turísticos importantíssimos para o desenvolvimento do Município, como: Balneário de Monte Alegre, Buraco Fundo, Figueira Secular, Morros, Vales, Fontes de Água, Centro de Cultura e Biblioteca Pública de Melos e casas antigas da colonização açoriana e alemã.


        O município de Vale Verde conta com uma das mais belas praias de rio do estado, que com sua extensa área de areia associada a vegetação nativa já existente, torna-se um dos melhores locais para apreciar a natureza e banhar-se. 

        Localiza-se no distrito de Monte Alegre, na margem esquerda do Rio Jacuí.


Balneário Monte Alegre

Vale Verde é um município composto de morros cobertos de uma vasta floresta nativa, que separam uma imensa quantidade de campos verdes e férteis. A agricultura e a pecuária são as principais riquezas deste jovem município, que completou 9 anos em outubro passado.

Mas o orgulho de todos os Vale Verdenses é o Balneário Monte Alegre, que é a melhor praia do Rio Jacuí, com a maior quantidade de areia para a prática de esportes e lazer, que atrai cada vez mais veranistas para o local, os quais aproveitam todo o verão, para curtir a praia em meio à natureza.
O Balneário Monte Alegre é o principal ponto turístico do município, pois o mesmo, conta com 2 km de praia com muita areia, onde os banhistas têm espaço de sobra para tomar sol, se banhar e realizar todos os tipos de práticas esportivas.

O balneário conhecido ha anos atrás como praia do Nero possui mais de 200 casas de veraneio, sendo que cada vez mais veranistas estão descobrindo este ponto de lazer, junto á natureza, próximo 30 km do centro da cidade de Vale Verde, sendo que 20 km são de asfalto e 10 km de estrada de chão.

O balneário é tão importante para o lazer dos veranistas, que famílias de diversos municípios possuem casa de veraneio no local, sendo que até mesmo uma Associação dos Protetores do Balneário Monte Alegre, já foi criada e atua com muita credibilidade no local.

Natureza, ar puro, descanso, lazer, diversão e até mesmo agito em alguns finais de semana, são sinônimos do Balneário Monte Alegre, que vêm recebendo cada vez mais investimentos da Administração Municipal e que com certeza, reforçam o desejo de investidores que estão apostando no local.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade