Tavares

Rio Grande do Sul

História de Tavares - RS

A povoação iniciou-se com a chegada do Brigadeiro José da Silva Paes, em 1737, quando fundou o forte Jesus Maria José, no lado Sul da Barra do canal de Rio Grande.

A origem da população é de casais açorianos que aqui chegaram por volta de 1760.

O nome do Município tem origem no nome do Cel. Antônio da Silva Tavares, proprietário de terras no início da colonização.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tavares, pela Lei Estadual n.º 7.655, de 12-05-1982, desmembrado do município de Mostardas. Sede no antigo distrito de Mostardas. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Pela Lei Municipal n.º 56, de 14-12-1984, foram criados os distritos de Butiás, Capão Comprido e Tapera, todos (ex-localidades) e anexados ao município de Tavares.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Tavares, Butiás, Capão Comprido e Tapera.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.