Sinimbu

História de Sinimbu - RS

Há milhares de anos, esta região dos Vales do Rio Pardinho foi habitada por primitivos povos que deixaram a sua existência comprovada em inúmeros sítios arqueológicos. Pertencem seus implementos ao período pré-cerâmico, material da Tradição Umbu e Humaitá. Viera possivelmente da região sudoeste do Estado. Os imigrantes alemães que aqui passaram a residir, com força de vontade desbravaram as florestas, edificando suas casas, constituindo assim vilarejos e mais tarde a cidade.

Embora os dados escassos que foram registrados, pode-se dar como início da colonização o ano de 1857, que diz que o primeiro colonizador imigrante a vir para Sinimbu foi João Backer.

Até hoje ainda não se sabe ao certo onde originou-se o nome Sinimbu, existindo versões das mais diversas. Para alguns o nome teria sido originado por uma ave que existia no tempo em que chegaram os primeiros imigrantes, o que, no entanto, é uma hipótese pouco provável, visto que uma ave, para chegar a dar nome a uma localidade, deveria existir em número tão elevado que, ao menos, ficasse na tradição do lugar. Com isso, forçosamente ainda deveriam existir alguns exemplares nos dias de hoje, o que não acontece.

Outra versão, dá conta de que o nome teria sido originado por um índio que teria habitado as paragens do município, significando a palavra Sinimbu um lagarto do mato. Esta versão, entretanto, também é pouco provável, porque o Dr. Afonso Pedro Mabilde, diretor da Colônia, em informações ao presidente da província, repele com vigor a existência de índios no distrito, admitindo apenas, para argumentos, a possibilidade de que índios, de vem em quando, tivessem passado pelas terras no alto da serra, quando mudavam de acampamento. Segundo o diretor, os índios costumavam viver embaixo de árvores, principalmente pinheiros e periodicamente mudavam de acampamento. Dessa forma, o nome de origem indígena não poderia firmar tradição.

A versão mais acertada para a origem do nome do distrito é a de homenagem ao Dr. João Lino Vieira Cansanção de Sinimbu, que foi o presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, tendo determinado a colonização das linhas Sinimbu, São João da Serra, Dona Josefa e Andréas.

Distrito criado com a denominação de Sinimbu, por Ato Municipal n.º 253, de 11-01-1923, no município de Santa Cruz.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito figura no município de Santa Cruz.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o município de Santa Cruz passou a denominar-se Santa Cruz do Sul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Sinimbu permanece no município de Santa Cruz do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sinimbu, pela Lei Estadual n.º 9.614, de 20-03-1992, desmembrado de Santa Cruz do Sul. Sede no antigo distrito de Sinimbu. Constituído de 2 distritos: Sinimbu e Herveiras, ambos desmembrados do município de Santa Cruz do Sul. Instalado em 01-01-1993.

Pela Lei Estadual n.º 10.640, de 28-12-1995, desmembra do município de Sinimbu o distrito de Herveiras. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.