Sertão Santana

História de Sertão Santana - RS

Sertão Santana Rio Grande do Sul - RS

Conta a história do Rio Grande do Sul que:
Domingos Ribeiro da Cunha e seus irmãos, filhos de Manuel Ribeiro da Cunha, tinham uma faixa de terras de meia légua de comprido por igual medida na largura, divisando-se com as de seu pai em Triunfo. Ao norte com terras de Manuel Ribeiro da Cunha, ao sul com as de Antonio Alves Guimarães. Esta fazenda era conhecida pelo nome de Potreiro Grande e foi concessão sesmariense do Vice-Rei D. Luiz de Vasconcelos e Souza, ano 1784.

Comparando-se mapas verifica-se que Sertão Santana e adjacências faziam parte da Sesmaria de Domingos Ribeiro da Cunha.

No ano de 1892, o Comendador Eduardo Secco, principiou a colonização de Sertão Santana com a venda e demarcação de terras, sendo que chegaram os imigrantes alemães e de permeio elementos nacionais. Mais tarde vieram os italianos.

Com a emancipação de Guaíba, em 1926, em 1º de novembro deste mesmo ano foi assinado decreto municipal, de nº 2, criando o 4 distrito, Sertão Santana. O Decreto Estadual nº 7199, de 31 de março de 1938, eleva à categoria de Vila a sede do Distrito.

Gentílico: sertanense

Distrito criado com a denominação de Sertão de Santana, por ato municipal nº 2, de 01-11-1926, subordinado ao município de Guaíba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito figura no município de Guaíba.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII­1937.

Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o distrito de Sertão de Santana foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito de Mariana Pimentel no município de Guaiba.

Distrito criado novamente com a denominação de Sertão de Santana, pelo decreto estadual nº 7842, de 30-06-1939, confirmado pelo decreto-lei estadual nº 1307, de 31-05­1939, desmembrado do distrito de Mariana Pimentel, subordinado ao município de Guaíba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito permanece no município de Guaíba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979,
Elevado à categoria de município com a denominação de Sertão Santana, pela lei estadual nº 9595, de 20-03-1992, desmembrado dos municípios de Guaíba, São Jerônimo e Tapes. Sede no antigo distrito de Sertão Santana . Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.