Segredo

Rio Grande do Sul

História de Segredo - RS

1 - HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SEGREDO
Recentemente, despontou, no vale do Rio Pardo, o Município de Segredo. Parte da localidade estava ligada político-administrativamente a Sobradinho e, outra, pertencia a Soledade. Aí, está oculto um processo histórico, rico em fatos, guardados na lembrança do povo.

Segredo é uma sociedade de base tradicional agrícola, onde se trabalha de sol a sol, como se costuma dizer na região. O trabalho é árduo e o tempo marcado pela safra, plantio, colheita e entressafra.

A sociedade marca fatos, os quais se podem destacar: sua organização inicial em torno de 1920, o seu cotidiano árduo (de um trabalho difícil), o movimento messiânico dos Monges Barbudos e o processo de emancipação com suas fases de lutas do povo segredense pela autonomia político administrativa. A emancipação é um marco inicial, sintoma do progresso do Município de Segredo, onde seguem destacando vários cidadãos, conscientes da causa pública. Com a emancipação, vieram as melhorias nas áreas da construção de escolas, postos de saúde, bancos, abertura e ampliação de estradas, bem como realização de estudos, a fim de melhor aproveitar o solo.

A origem do nome de nossa cidade se deu pelo assassinato do Sr. Abel Batista da Silva, casado com D. Maria Francisca da Silva e proprietário de uma quantia considerável de terras na região. O aparecimento de um corpo, atirado num arroio da localidade atribuído ao do Sr. Abel, nunca foi comprovado. A morte dele implicou no julgamento de um empregado, Salvador Carvalho, e do escravo Benjamim. O empregado foi condenado a doze anos de prisão, e o escravo morreu açoitado.

O arroio, onde apareceu o corpo, ficou cognominado de ARROIO SEGREDO, dando origem ao nome da localidade. Ficção ou realidade, o certo é que o fato ficou marcado na memória do povo, corroborada pela tradição oral.

Pelas informações colhidas, conclui-se que a região foi colonizada por açorianos, italianos e os alemães, a partir da década de 1920. Os colonos proviam de outras localidades do Rio Grande do Sul, como Nova Palma, Nova Treviso, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine e Arroio do Tigre.

A população do Município é basicamente de origem Alemã e Italiana, sendo que as religiões predominantes são, as Católicas Apostólicas Romanas, Evangélicas de Confissão Luterana, Igreja Assembléia de Deus Gideões Missionários e Assembléia Universal do Reino de Deus.

2 - ASPECTOS FÍSICOS DE SEGREDO
2.1- Localização
O Município de Segredo está localizado na região centro oeste do estado, pertencendo a região do Vale do Rio Pardo e Fazendo parte da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSERRA).

Emancipou-se de Sobradinho em 05 de maio de 1988. Distante 280 Km da capital de estado, e possui 04 distritos: Bela Vista, Tamanduá, Serrinha Velha e Sede.