São Vendelino

Rio Grande do Sul

História de São Vendelino - RS

No dia seis de fevereiro de 1855, o vice-cônsul francês, Conde Paulo Montravel, conseguiu a concessão do governo Imperial e comprou uma área de 16 léguas, situada no Forromeco Superior. Teria o prazo de cinco anos para colonizá-la. Enfrentando dificuldades financeiras, Montravel instituiu uma empresa colonizadora, juntamente com três sócios, Dr. Israel Soares de Barcelos, Dr. Dionísio de Oliveira Silveiro e João Coelho Barreto. A área de 16 léguas foi denominada de Colônia Santa Maria da Soledade, e foi dividida entre seus sócios. Cada lote recebeu a denominação de um dos sócios, sendo o Distrito Barcelos a atual São Vendelino, o centro da colônia.

Os primeiro habitantes de São Vendelino, segundo José Cândido de Campos Netto, em seu livro "Montenegro", editado em 1924, foram João Felipe Scheid, Antônio Kossmann, Antônio Ludwig, Nicolau Lermann e Nicolau Neis.

Em 1859, havia um total de 263 famílias estabelecidas na Colônia Santa Maria da Soledade. Essas famílias eram de origem alemã, brasileira, holandesa, suíça, belga e francêsa.

Mas estas terras não eram totalmente desabitadas antes da chegada dos colonos. O território já se encontrava habitado por portugueses, uma vez que aparecem como donos de lotes nomes lusos. Além destes, havia os índios que sentindo-se ameaçados devido à invasão de suas terras, os índios cainguangues, ou bugres, como eram chamados pelos alemães, viviam em constante atrito com os colonos.

Devido às dificuldades de ordem financeira, no ano de 1873, o governo imperial rescinde o convênio com a empresa colonizadora e a colônia é incorporada ao Império. Em 18 de janeiro de 1877, pelo decreto n.º 6480, a Colônia Santa Maria da Soledade é emancipada do regime colonial. Nesta época, o Distrito Barcellos passa a chamar-se de São Vendelino, devido à forte devoção que os imigrantes alemães católicos tinham ao Santo e pelo fato de diversos imigrantes terem vindo da cidade de "Sankt Wendel", no Estado de Saarland, na Alemanha.

Distrito criado com a denominação de São Vendelino, pela Lei Provincial n.º 1.112, de 14-05-1877, e Ato Municipal n.º 57, de 01-09-1903, subordinado ao município de São João de Montenegro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Vendelino, figura no município de São João de Montenegro.

Pelo Decreto Estadual n.° 1, de 20-01-1916, o município São João de Montenegro passou a denominar-se simplesmente Montenegro.

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o distrito de São Vendelino, figura no município de Montenegro (ex-São João de Montenegro).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei Estadual n.° 2.603, de 28-01-1955, o distrito de São Vendelino foi transferido do município de Montenegro para o município de Caí (ex-São Sebastião do Caí).

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de São Vendelino, figura no município de Caí.

Pela Lei n.º 3.613, de 10-02-1958, o município de Caí, voltou a denominar-se São Sebastião do Caí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São Vendelino, figura no município de São Sebastião do Caí (ex-Caí).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual n.º 7.653, de 12-05-1982, o distrito de São Vendelino foi transferido do município de São Sebastião do Caí, para constituir o novo município Bom Princípio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de São Vendelino, figura no município de Bom Princípio.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Vendelino, pela Lei Estadual n.º 8.579, de 29-04-1988, teve seus limites alterados pela Lei Estadual n.º 8.626, de 12-05-1988, teve sua criação suspensa pela Medida Cautelar n.º 1.575, de 15-07-1998 que foi derrogada, desmembrado de Bom Princípio. Sede no antigo distrito de São Vendelino. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.