São Valentim

História de São Valentim - RS

São Valentim Rio Grande do Sul - RS

A área emancipada de São Valentim em 06 de junho de 1959 era de 550 km quadrados, com abrangência pelas regiões hoje pertencentes aos municípios de Entre Rios do Sul, Faxinalzinho e Benjamim Constant. A colonização e povoamento da sede convergiu dos dois extremos da área pertencente a São Valentim até o ano de 1988. Na faixa norte, região do Votouro, indígenas das tribos Kainganges e Guarani, migraram da região central da América do Sul, ocupam 100 colônias e ali se estabeleceram ainda no século 18.

Na segunda metade do século passado o Votouro e adjacências passou a receber migrantes da região de Nonoai, onde o Passo do Goio-En servia de passagem para os tropeiros de mulas que se deslocavam entre o Rio Grande do Sul e feira de Sorocaba em São Paulo. A região mais próxima de Erechim foi acessada através da região da Vila Ungre (Campinas do Sul) e Floresta ( Barão de Cotegipe).

Os primeiros moradores do primitivo núcleo habitacional localizado a beira da estrada que liga Erechim a Nonoai, na linha sete, II Secção Cravo atual São Valentim, foram João Saroli, Pedro Meneghetti. Já existiam algumas famílias de caboclos, entre eles, Setembrino Alves, que tinha terras na região de Vista Alegre. Setembrino era gaiteiro e se orgulhava de tocar um instrumento que garantia ter recebido das mãos do empresário Túlio Veronese, fabricante de acordeon em Bento Gonçalves.

O povoado de São Valentim começou a se desenvolver com a chegada dos irmãos,Ártico e Nulli Marcos Faé; Antônio Moro, Alberto Deboni, Antônio Pascoal, JoséRampenelli, Ângelo Baldissera; os comerciantes irmãos Zaffari e irmãos Sonda. Em 1920 foi construída a primeira capela dedicada a São Valentim. Em 1924, a escola particular subvencionada pelo município de Erechim, atendida pela professora Marieta Padoin. O Dr. Salim Farret foi o primeiro médico, chegando em 1930.

Em 1923 o Rio Grande do Sul vivia mais uma revolução e o território de São Valentim foi palco de alguns confrontos. Os moradores assistiram muitas vezes a passagem de forças revolucionárias (de Assis Brasil) e governistas (de Borges de Medeiros) . Em Votouro foi organizado um contigente revolucionário comandado pelo capitão José (Zeca) Ferreira. Num confronto que manteve com forças legalistas dia 3 de março de 1923, Zeca Ferreira derrotou o capitão Jaime José Machado. Em 19 de setembro, novamente em Votouro, o coronel rebelde João Bento de Souza foi derrotado pelo governista Tenente Coronel Edmundo Dalmacio de Oliveira, que após a vitória rumou para Erechim onde ocupou a vila. Mais tarde São Valentim voltaria a sediar movimentos revolucionários. Desta vez envolvendo Gaudêncio dos Santos e João Inácio, no Tapir e Vau Feio, respectivamente.

Gentílico: valentinense

Distrito criado com a denominação de São Valentim, por ato municipal nº 242, de 12-04-1930, subordinado ao município de Erechim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Valentim figura no município de Erechim.

Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o município de Erechim passou a denominar-se José Bonifácio.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Valentim figura no município de José Bonifácio.

Pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944, o município de José Bonifácio voltou a denominar-se Erechim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de São Valentim figura no município de Erechim.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Valentim, pela lei estadual nº 3724, de 17-02-1959, desmembrado de Erechim. Sede no antigo distrito de São Valentim. Constituído do distrito sede. Instalado em 06-06-1959.

Pela lei municipal nº 4, de 28-07-1959, são criados os distritos de Benjamin Constant e Faxinalzinho e anexados ao município de São Valentim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: São Valentim, Benjamin Constant e Faxinalzinho.

Pela lei municipal nº 67, de 04-10-1963, é criado o distrito de Vila Alegre e anexado ao município de São Valentim.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: São Valentim, Benjamin Constant, Faxinalzinho e Vila Alegre.

Pela lei estadual nº 8624, de 12-05-1988, alterada pela lei estadual nº 9011, de 11­01-1990, desmembra de São Valentim o distrito de Faxinalzinho. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 8614, de 09-05-1988, desmembra de São Valentim o distrito de Entre Rios do Sul ex-Vila Alegre. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: São Valentim e Benjamin Constant.

Pela lei estadual nº 10645, de 28-12-1995, desmembra do município de São Valentim o distrito de Benjamim Constant. Elevado à categoria de município com a denominação de Benjamim Constant do Sul.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.