São Sebastião Do Caí

História de São Sebastião Do Caí - RS

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ RIO GRANDE DO SUL Monografia - Nova Série - nº 249 Ano: 1984
NOTAS HISTÓRlCAS
EM 1738, a região de Caí já contava com a presença lusitana, além dos índios, seus primeiros habitantes. Os portugueses instalaram-se, principalmente, no local denominado Santana do Rio dos Sinos, atual distrito de Capela de Santana.

O portugues espalhou-se pela área de Caí, plantando pouco, mas dedicando-se à criação de gado, sem, no entanto, formar povoações.

Por Alvará de 15 de junho de 1814, foi criada a freguesia de Santana do Rio dos Sinos. Posteriormente, outras colônias foram criadas no território. Assim, na antiga sesmaria do Azevedo, em 1827, foi instalada a de São José do Hortêncio, abrigando colonos alemães, chegados três anos antes.

Em 1848, foi criada a freguesia de São José do Hortêncio e, com isto, a colônia de mesmo nome ganhava condições para tornar-se Sede do futuro Município.

Após a Revolução Farroupilha, o rio Caí era ótima via de escoamento da produção da região. Um antigo sesmeiro, de nome Mateus, criou um porto, que recebeu seu nome. Por volta de 1850, o cidadão Antônio José da Silva Guimarães adquiriu grande propriedade nos arredores da atual Cidade, com o que passou o porto a denominar-se "do Guimarães".

A sede da freguesia de São José do Hortêncio foi transferida para a povoação do Porto do Guimarães, em 1873. Dois anos após, o Porto do Guimarães foi elevado à categoria de Vila, compreendendo além da freguesia de São Sebastião do Caí, que passou a ser o nome da Vila, as de São José do Hortêncio e de Santana do Rio dos Sinos.

Formação Administrativa O DISTRITO e o Município, desmembrados de São Leopoldo, foram criados em 1.º de maio de 1875. A instalação ocorreu em 1.º de maio de 1877.

Na Divisão Administrativa de 1911, o Município figurava com os distritos de São Sebastião do Cahy (Sede), São José do Hortêncio, Nova Petrópolis, Rio dos Sinos e Santa Catarina da Feliz. No Recenseamento de 1980 figurou com os distritos de São Sebastião do Caí (Sede), Bom Princípio, Capela de Santana, São José do Hortêncio e São Vendelino. Depois de 1980, houve desmembramento e conseqüentemente redução de área. Atualmente, compõem-no os distritos de São Sebastião do Caí (Sede) Capela de Santana e São José do Hortêncio.