São Pedro Do Sul

História de São Pedro Do Sul - RS

SÃO PEDRO DO SUL RIO GRANDE DO SUL Monografia - nº 126 Ano: 1984
NOTAS HISTÓRICAS
EMBORA o Tratado de Madri e o de Santo Idelfonso, assinados em 1750 e 1777, respectivamente, declarassem que as terras, em que se situa o atual Município de São Pedro do Sul, pertencessem a Portugal, na verdade elas estiveram sob domínio castelhano, durante muito tempo.

Em 1801, Manoel dos Santos Pedroso e 20 milicianos expulsaram os espanhóis do acantonamento de São Martinho. Unindo-se a José Borges do Canto e a Ribeiro de Almeida, varreram das Missões Orientais os súditos e tropas da Espanha e integraram a região do Rio Grande português. Em recompensa aos valiosos serviços prestados, Manoel dos Santos Pedroso recebeu a Estância de São Pedro, situada na parte meridional do atual Município. Passando a residir na estância que lhe fora doada, Pedroso para lá atraiu colonizadores. Em 1815, vendeu-a ao paraense Manoel Antônio Teixeira, que deixou larga descendência. Continuaram a afluir moradores e várias sesmarias foram concedidas entre as quais as de Antônio Dias Gonçalves, José Teixeira Canabarro, Luís Gonçalves Chagas, Plácido Martins Alves, Francisco de Souza Leal, Joaquim José Pereira e Manoel Martins Morais. Os novos donatários dedicaram-se à pecuária. Quanto à agricultura, conservaram apenas o indispensável à subsistência.

Pertencente à freguesia de Santa Maria da Boca do Monte, a localidade era conhecida como Rincão de São Pedro e aí estava prevista a criação de uma capela, de acordo com o projeto de Lei n.º15, da Assembléia Provincial de São Pedro do Rio Grande. O povoado conheceu de perto a Revolução Farroupilha (1835- 1845) .

Em 1865, Crescêncio José Pereira e sua esposa doaram terras pare a construção do templo, na atual Praça da Bandeira.

Na parte coberta de matas, a partir de 1875, colonos alemães compraram lotes de terra e se estabeleceram. A notícia da fertilidade do solo atraiu novos colonos.

Em 1913, São Pedro contava com 8.864 habitantes e 1.080 prédios. Além da Igreja Matriz, possuía 4 capelas filiais.

Formação Administrativa COM o topônimo de São Pedro, o Distrito foi criado em 1º de junho de 1882, pela Lei nº 1.392. O Município, já com o nome de São Pedro do Sul, originou-se pelo Decreto-Lei Estadual nº 720, de 29 de dezembro de 1944. Inicialmente, figurou como Distrito-Sede, formado por 2 subdistritos: São Pedro do Sul e Cerro Claro. Atualmente, compõe-nos distritos de São Pedro do Sul (Sede), Guassupi e Toropi.