São Pedro Da Serra

História de São Pedro Da Serra - RS

A história de São Pedro da Serra se iniciou no ano de 1878, quando o então Sr. Pedro Lisenfeld, alemão, aqui fixou sua residência, desbravando matas e dedicando-se exclusivamente à atividade agrícola.

A partir de então, a Linha São Pedro foi essencialmente colonizada por imigrantes alemães da segunda leva da imigração Teuto-Germânica.

Em homenagem ao seu fundador originou-se a denominação de Linha São Pedro acrescido do vocábulo Serra, para identificar a nova comunidade e diferenciá-la de localidades mais antigas.

Os primeiros a se estabelecer na região foram Pedro Hartmann, Frederico Comelius, Jacob Schmitz, e as famílias Engerhof, Weschenfelder, Schneider, Hummes, Werlang entre outros.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São Pedro da Serra, pela Lei Estadual n.º 9.613, de 20-03-1992, alterada em seus limites, pela Lei Estadual n.º 9.646, de 03-04-1992, desmembrado do município de Salvador do Sul. Sede na localidade de São Pedro da Serra. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.