São Jorge

História de São Jorge - RS

São Jorge
Rio Grande do Sul RS

Por volta de 1934, Pedro Nunes da Silva loteou suas terras e iniciou assim a formação da vila, onde hoje localiza-se o município de São Jorge.

Em 1947, nas terra doadas por Pedro Nunes da Silva, constrói-se a primeira Paróquia, tendo como padroeiro São Jorge, originando a denominação da localidade, que, desde então, passou a chamar-se São Jorge.

Aos Poucos, algumas famílias de descendência italiana, oriunda da região de Parai, Nova Bassano, Nova Araça, Veranópolis, Antônio Prado e Bento Gonçalves, fora se estabelecendo nas terras loteadas e construindo a vila. Dentre estas famílias, estavam as seguintes: Luiz Matiello, Ernesto Francisconi, Ernesto Viecelli, Vitorino Massoni, Alberto Mezzomo, Esaltino Bolzano, Ernesto Fabris, Plácido Richetti, Nicodemo Pedron, David Zachi, Elias Martini.

Distrito criado com a denominação de São Jorge (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 41, de 25-11-1948, desmembrado do território do distrito de Paraí, subordinado ao município de Nova Prata.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito figura no município de Nova Prata.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Jorge, pela Lei Estadual n.º 8.448, de 08-12-1987, alterada pela Lei Estadual n.º 9.039, de 08-02-1990, desmembrado do município de Nova Prata. Sede no antigo distrito de São Jorge. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.