Santo Antônio Do Planalto

História de Santo Antônio Do Planalto - RS

Santo Antônio do Planalto:
:
Por volta de 1916, quando os primeiros colonos chegaram ao local denominado "Fazenda Santo Antônio", buscavam terra de mato, sinônimo de fertilidade.O proprietário Firmino Rolim da Moura, havia comercializado a imensa área de terra com os colonizadores Alcides Albuquerque e Fábio Albuquerque que vendiam lotes para os recém chegados. A "Fazenda Santo Antônio" assim denominada por motivos religiosos recebia, a partir de então, a força, o trabalho e a mentalidade produtiva de descendentes de imigrantes alemães e italianos. A preferência pelas terras de mato que predominavam ao longo de uma das margens do rio Glória enquanto que, no prolongamento da outra margem, predominavam as terras de campos, foi o que determinou a vinda de tantos colonizadores, de várias descendências.

Jorge Müller pode ser considerado o fundador do município,ele doou a área de terras para a construção de igreja, escola e cemitério, fundamento para qualquer povoado e prova concreta do seu espírito comunitário.

Seu nome de origem é do padroeiro "Santo Antônio",por ter havido muitos casamentos por lá, e por ser um lugar alto e plano "Planalto".

Sua emancipação ocorreu em em 20 de março de 1992 através da lei N° 9550.