Sananduva

História de Sananduva - RS

Sananduva
Rio Grande do Sul - RS

A cidade começou a surgir por volta de 1900 nas terras da fazenda de São João do Forquilha, que, na sua quase totalidade, pertenciam aos Irmãos Bueno.

O primeiro imigrante a chegar no local foi italiano Fiorentino Bachi, que, com toda a sua família, transfere-se de Caxias do Sul para o local. Logo a seguir, atraídos pela fertilidade do solo, outros elementos ali se instalam.
Em 2 de junho de 1902, o povoado foi oficializado como Colônia Sananduva.

A origem do nome Sananduva é atribuída à árvore corticeira do banhado, que possui uma flor vistosa de cor vermelho-escarlate e efeito degradeé, existente na região, especialmente nas terras baixas e úmidas.

Distrito criado com a denominação de Sananduva, por Ato Municipal n.º 42, de 09-11-1907, subordinado ao município de Lagoa Vermelha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Sananduva, figura no município de Lagoa Vermelha.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Sananduva permanece no município Lagoa Vermelha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sananduva, pela Lei Estadual n.º 2.521, de 15-12-1954, desmembrado do município de Lagoa Vermelha. Sede no antigo distrito de Sananduva. Constituído de 3 distritos: Sananduva e Ibiaçá e São João da Urtiga, todos desmembrados do município de Lagoa Vermelha. Instalado em 28-02-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Sananduva, Ibiaçá e São João da Urtiga.

Pela Lei Municipal n.º 22, de 09-08-1955, é criado o distrito de Vitória (ex-povoado), com território desmembrado do distrito de Ibiaçá e anexado ao município de Sananduva.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Sananduva, Ibiaçá, São João da Urtiga e Vitória.

Pela Lei Estadual 4.213, de 05-12-1961, o distrito de São João da Urtiga foi transferido do município de Sananduva, para constituir o novo município de Paim Filho.
Pela Lei Estadual n.º 322, de 06-08-1962, é criado o distrito de Rio Tigre e anexado ao município de Sananduva.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Sananduva, Ibiaçá, Rio Tigre e Vitória.

Pela Lei Estadual n.º 5.102, de 22-11-1965, desmembra do município de Sananduva os distritos de Ibiaçá e Vitória, para constituir o novo município de Ibiaçá.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Sananduva e Rio Tigre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.