Rio Dos Índios

História de Rio Dos Índios - RS

Rio dos Indios
Rio Grande do Sul - RS

Em 1912 iniciou-se a colonização do Rio dos Indios com a implantação de uma serraria instalada a 11 km de Nonoai.

No período de 1913 a 1916, além da família Padoan, outros colonizadores fixaram-se na região atraídos pela próspera atividade madeireira, trocando as quadras de campo por colonias férteis cobertas de pinhais, cedros e louros, que se estendiam até o Rio Uruguai, por isso, Rio dos Indios foi chamado de Engenho Velho.

Em 1917, com a formação do povoado passariam a ser ministradas as primeiras aulas (alfabetização), iniciativa tomada por Romano Padoan, tendo como primeira professora Josephina Padoan de Pasin, por tal iniciativa, a Escola Estadual situada na Sede do Município, leva o nome deste colonizador.

No ano de 1940 foi construido um hotel de propriedade do Senhor Antonio Pasin.

Em 1958, em virtude da posição geográfica e também devido ao sistema hoteleiro implantado, Rio dos Indios tornou-se ponto de referência e estadia de viajantes com destino a Erechim e Iraí, município com relevante importância na época, ao qual encontrava-se agregado política e administrativamente (4º Distrito de Iraí).

Cessada a avalanche madeireira, em 1960, a agricultura e a pecuária passaram a ocupar importantíssimo cenário econômico local. Além dessas, desenvolveram-se as atividades comercial e industrial (alambique, curtume e olaria) hotelaria, passou a chamar-se de Rio dos Índios, por ter uma grande reserva indígena próxima.

Em 1965, cessaram as atividades hoteleiras devido a decadência da economia madeireira.

No ano de 1989, a agricultura e a pecuária foram fatores que muito contribuíram para o progresso de Nonoai.

Gentílico: rioindiense

Na data de 20 de março de 1992, ocorreu a emancipação de Rio dos Indios, através da Lei Estadual nº 9547/92.