Progresso

Rio Grande do Sul

História de Progresso - RS

HISTÓRIA

Chico Mariano foi o primeiro morador do local. O local onde ele morava era conhecido como "Gramado São Francisco" devido ao fato de, ao lado de sua residência, existir um vasto gramado onde os animais pastavam. Chico Mariano possuía vasta área de terras.

Em 1912 chegaram em Selim, uma localidade próxima a Gramado São Francisco, algumas famílias de origem italiana, entre elas as famílias Battisti, Gottardi e Borelli, que se estabeleceram na localidade. Com o passar dos anos, começou a surgir o problema da falta de água em Selim, forçando estas famílias de imigrantes italianos a transferirem-se para Gramado São Francisco, lá estabeleceram-se definitivamente e cultivaram a terra.

Chico Mariano doou uma faixa de terra, na qual a comunidade construiu a igreja, a casa canônica, a casa mortuária, a praça e o pavilhão, onde em 1918, funcionava a escola.

Com o tempo, o progresso e o desenvolvimento foram tornando-se um fator predominante em Gramado São Francisco, fato este que estimulou a mudança do nome para "Vila Progresso".

Quando os colonos italianos iniciaram o plantio de fumo, por necessidade de mão-de-obra barata, vieram para Vila Progresso, descendentes de portugueses, a fim de auxiliarem nas plantações.

Em 1941, chega à Vila Progresso o Frei Constantino Van Ryn, natural da Holanda, que permaneceu na localidade até 1964 e muito colaborou para o desenvolvimento local, organizando a vida social e religiosa da comunidade, dirigindo o hospital e o grupo escolar. Em sua homenagem, ao lado da casa canônica, por sugestão do Frei Albano Bohn, foi construído um monumento com seu busto.

Progresso desmembrou-se de Lajeado em 1987. A data de fundação do município é 30 de novembro de 1987.

CARACTERÍSTICAS

A população é de 6.210 habitantes (Contagem 2007).

Sua área é de 255 km² representando 0.0949% do Estado, 0.0453% da Região e 0.003% de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.738 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).

Gentílico: Progressense
Data de Criação: 30/11/1987
Lei de Criação: Lei nº. 8424
Ano de Instalação: 1989
Município de origem: Lajeado
Microrregião: Lajeado-Estrela
Mesorregião: Centro Oriental Rio-Grandense
Altitude da Sede: 536 m
Distância à Capital: 136,41Km
Vias de Acesso: BR 386, RS 423
Limites:
Ao Norte: Fontoura Xavier e Pouso Novo.

Ao Sul: Canudos do Vale e Boqueirão do Leão
À Leste: Marques de Souza e Canudos do Vale
À Oeste: Barros Cassal

- Economia

A economia é predominantemente agrícola, caracterizada pelo minifúndio, com uma média 20 hectares por propriedade. Destaca-se no município a cultura de milho, fumo, a avicultura, a suinocultura e a criação de gado leiteiro.

No setor industrial, o destaque é da indústria moveleira. O comércio está em crescimento e atende à demanda local.

- Cultura

A maior parte da população é de origem italiana e a religião predominante é a Católica. Próximo à Igreja Matriz, está o monumento em homenagem a Frei Constantino, responsável pela organização da vida social e religiosa da cidade.