Pouso Novo

Rio Grande do Sul

História de Pouso Novo - RS

O lugar começou a ser habitado por imigrantes italianos. As primeiras famílias foram: Bianchini, Mariani, Paludo, Bonacina, Lizzi, Bortolin, Cella, Baiocco, Guerra e outras.

O lugar foi denominado Pouso Novo por um senhor conhecido popularmente como João Brasileiro, João de Souza Leite, que veio residir nestas terras no início do século. Sua residência, que localizava-se na atual Igreja Matriz, passou a servir como pousada para viajantes, mascates e tropeiros que costumavam levar suas mercadorias de Soledade a Lajeado e vice-versa, tornando-se assim uma pousada habitual, um Pouso Novo.

Distrito criado com a denominação de Pouso Novo, pela Lei Municipal n.º 37, de 31-12-1956, subordinado ao município de Arroio do Meio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Pouso Novo figura no município de Arroio do Meio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pouso Novo, pela Lei Estadual n.º 8.581, de 29-04-1988, desmembrado de Arroio do Meio. Sede no antigo distrito de Pouso Novo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.