Paulo Bento

Rio Grande do Sul

História de Paulo Bento - RS

Por volta do ano de 1890, os irmãos Paulo e Manoel Bento de Souza tomaram posse das terras localizadas entre o Rio Cravo e o Campo Erechim, sendo esta a mais antiga do Alto Uruguai Gaúcho, a Posse dos Bentos como era denominada.

Com a saída dos proprietários da posse, por volta do ano de 1915, a Companhia Particular de Colonização do Drº. Azambuja de Passo Fundo/RS negociou-a. Passou a vender os lotes para o Governo e este para os Imigrantes oriundos da Europa e da Serra Gaúcha.

No ano de 1910, chegaram os alemães, em 1918, os italianos, poloneses, russos, búlgaros e judeus, estes últimos em menor número.

Em 1928, em virtude de um grande vendaval ocorrido, aproveita-se para traçar a futura Vila. O projeto foi executado por Torres Gonçalves. O primeiro nome dado a nova localidade foi Sede Cravo, mudando posteriormente para Paulo Bento, em homenagem ao proprietário da posse das terras que se localizava a área territorial deste município.

Distrito criado com a denominação de Paulo Bento, por Ato Municipal n.º 76, de 11-04-1933, no município de Erechim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Paulo Bento permanece no município de Erechim.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o município de Erechim passou a denominar-se José Bonifácio.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Paulo Bento permanece no município de José Bonifácio.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o município de José Bonifácio voltou a denominar-se Erechim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Paulo Bento figura no município de Erechim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paulo Bento, pela Lei Estadual n.º 10.762, de 16-04-1996, desmembrado de Erechim, Jacutinga, Ponte Preta e Barão de Cotegipe. Sede no antigo distrito de Paulo Bento. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.