Pareci Novo

História de Pareci Novo - RS

Em 27 de agosto de 1801 os irmãos Teixeira, José Inácio e João Inácio, de Porto Alegre, compram a fazenda Pareci do tenente Joaquim Ancleto de Azevedo. Por herança a fazenda passou para José Inácio Teixeira Júnior (Juca Inácio), que construiu em Pareci Novo uma grande casa na confluência do Arroio Maratá com o Rio Caí. A propriedade de terras ao redor do seminário de Pareci foi vendida aos jesuítas por Jacó Ely. Em 1992, foi adquirida por Delmar Fell, atual proprietário.

O nome Pareci origina-se de um índio vindo do Mato Grosso para a região quanto tinha entre 9 e 10 anos. Era descendente da tribo dos Parecis.

Distrito criado com a denominação de Pareci Novo, pelo Ato Municipal n.º 1, de 25-01-1929, subordinado ao município de Montenegro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Pareci Novo, figura no município de Montenegro.

Pelo Decreto n.º 2, de 28-02-1936, o município Montenegro voltou a chamar-se São João de Montenegro.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Pareci novo figura no município denominado Montenegro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Pareci Novo permanece no município de Montenegro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
Elevado à categoria de município com a denominação de Pareci Novo, pela Lei Estadual n.º 9.620, de 20-03-1992, desmembrado do município de Montenegro. Sede no antigo distrito de Pareci. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.