Paraí

História de Paraí - RS

Paraí
Rio Grande do Sul - RS

Existem duas versões sobre a origem de seu nome, sendo que, aquela que explica como derivação indígena, faz referência a um tipo de árvore da região. Enquanto a outra, diz que o nome Parahy data de 1º de setembro de 1912, ocasião do traçado do centro da localidade por Sizinio Kursel (Antônio Prado), agrimensor contratado por Henrique Lenzi (maior proprietário de terras da época).

Na ocasião houve queda de neve e, enquanto um grupo estava reunido tomando chimarrão e uns tragos de cana, o fazendeiro propôs batizar o lugar com o nome de Para-ahí e os homens de trabalho concordaram com a proposta, o que correspondia à situação do momento, isto é, parados e imobilizados pela abundante neve.

Pela contração Para-ahí, ficou Parahi, que, por se parecer com nomes indígenas, se escrevia Parahy, originando, em agosto de 1943, o nome definitivo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Prata o distrito de Flores da Cunha.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o município de Prata tomou a denominação de Nova Prata.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Paraí (ex-Flores da Cunha), figura no município de Nova Prata (ex-Prata).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paraí, pela Lei Estadual n.º 4.977, de 09-07-1965, desmembrado do município de Nova Prata. Sede no antigo distrito de Parai. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-05-1966.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

Flores da Cunha para Paraí, alterado pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938.