Novo Barreiro

Rio Grande do Sul

História de Novo Barreiro - RS

Por volta de 1850 iniciou a colonização com a chegada dos caboclos e a partir de 1930 começaram a chegar as famílias de origem italiana, vindas das colônias de Guaporé, Encantado e São Sebastião do Caí, as famílias de origem alemã vieram principalmente do município vizinho de Chapada.

A origem do nome Barreiro tem várias versões, entre elas a mais difundida é aquela que conta que no início da colonização existia um bebedouro procurado pelos animais. Mais tarde este local foi utilizado como cruzador, onde as carretas atolavam daí o nome Barreiro.

Distrito criado com a denominação de Barreiro, pela Lei Municipal n.º 476, de 17-07-1959, subordinado ao município de Palmeira das Missões.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito permanece no município de Palmeira das Missões.

Elevado à categoria de município com a denominação de Novo Barreiro, pela Lei Estadual n.º 8.563, de 20-03-1992, desmembrado de Palmeira das Missões. Sede no Distrito de Novo Barreiro, antigo Barreiro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.