Montauri

História de Montauri - RS

Montauri Rio Grande do Sul - RS

Montauri, antiga Linha José Bonifácio. Passou a denominar-se Montauri pelo ato municipal nº 51, de 21/10/26, em homenagem ao Dr. José Montauri de Aguiar Leitão, Engenheiro Civil, responsável pela divisão das terras da região em Linhas e lotes rurais denominados colônias.

Em 1904, chegaram os primeiros colonos de origem italiana, provenientes de Caxias do Sul. Em 1910 havia na localidade 7 famílias, conforme depoimento de Matilde Soldatelli Nardi, esposa de Henrique Nardi. Há quem afirme que o 1º morador da localidade tenha sido J. Ruivo, que vivia sozinho numa choupana. O casal mencionado instalou a primeira loja comercial. Os imigrantes construíram uma Capela de madeira que era atendida pelo Padre Vigário de Casca, Aneto Bogni. Em maio de 1913 começou a funcionar a 1ª escola municipal.

Montauri teve sua Paróquia criado em 07/03/37 e seu 1º Vigário foi o Padre Marcos Rampi.

Montauri foi elevado à categoria de Distrito em 01/07/36 pelo então Prefeito deGuaporé, Sr. Agilberto Atílio Maia, sendo o 1º Subprefeito, o Sr. Ângelo Begnini, nomeado em 15/08/36.

Situado entre a Serra e o Planalto Rio-Grandense, caracteriza-se por ser um município essencialmente de minifúndios. As agricultura é a principal atividade da população. Os incentivos proporcionados pela administração municipal proporcionaram considerável incremento no número de aviários e pocilgas para a criação de suínos. O rebanho de gado leiteiro, através da inseminação artificial teve uma acentuada melhora genética.

Gentílico: montauriense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Montauri figura no município de Guaporé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 3932, de 22-07-1960, o distrito de Montauri deixa de pertencer ao município de Guaporé para ser anexado ao novo município de Serafina Corrêa.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito figura no município de Serafina Corrêa.

Elevado à categoria de município com a denominação de Montauri, pela lei estadual nº 8607, de 09-05-1988, desmembrado de Serafina Corrêa. Sede no antigo distrito de Montauri. Constituído de parte do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 3932, de 22-07-1960, transfere o distrito de Montauri do município de Guaporé para o de Serafina Corrêa.