Mariana Pimentel

Rio Grande do Sul

História de Mariana Pimentel - RS

Mariana Pimentel Rio Grande do Sul - RS

Durante a segunda metade do Século XIX, reinicia na Província do Rio Grande de São Paulo as correntes imigratórias com o objetivo de intensificar o povoamento e colonização interioriana. Publicava-se em jornais europeus boletins motivando os imigrantes a se transferirem para as exuberantes terras brasileiras.

Na região norte da Serra do Erval, onde hoje está a sede do Município de Mariana Pimentel, o Governo provincial fundou uma colônia para a fixação de imigrantes europeus.

Com as denominações de Serra do Erval, Vila Bela e Cerro Negro foi somente a partir de 1874 que a Colônia foi rebatizada com o nome de Mariana Pimentel em homenagem à esposa do presidente provincial dr. Galdino Pimentel.

Além de atrair poloneses, também imigraram colonos italianos e alemães que a partir daí começaram a cultivar grãos.

Os imigrantes iniciaram sua longa jornada até chegarem à Mariana Pimentel. Subindo o Rio Jacuí, chegaram até São Jerônimo. Deste local, seguiram em direção a colônia uns em carroções puxados por juntas de bois, outros conduzindo burros carregados de balaios, foram abrindo picadas provavelmente pela zona da atual Terra Dura e Boqueirão em direção sul.

A demarcação dos lotes coloniais tiveram início em outubro de 1888 e em março de 1889, deu-se a fixação dos imigrantes poloneses e alguns italianos nesta região.

Era chefe da Comissão das Terras e Colonização o Sr. Alfredo de Araújo Borges, responsável por três núcleos de Colonização: São Feliciano, Mariana Pimentel e Barão do Triunfo. Este em nada facilitava a vida dos colonizadores.

Inúmeras foram as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes quando se estabeleceram na colônia como o idioma completamente diferente, a falta de alimentos e os perigos da selva.

Logo que chegaram a Mariana Pimentel, os imigrantes foram alojados num grande galpão esperando a demarcação dos lotes coloniais. Enquanto isso, o governo enviava alimentos aos imigrantes através de um fazendeiro da região. A alimentação tornava-se cada vez mais escassa. Os imigrantes então descobriram que a maior parte dos alimentos era desviada. Revoltados, os imigrantes decidiram incendiar o galpão. Muitas vezes, os imigrantes tiveram que cozinhar batatas ainda verdes, pois não havia outro alimento para comer.

A caminhada inicial destes desbravadores foi árdua e heróica mas a esperança de progredir na nova terra superava as dificuldades.

Os imigrantes desbravaram a serra, abriram picadas, fizeram lavouras, construíram estradas, engenhos, fundaram uma vila e promoveram o progresso da região.

Gentílico: marianense

Distrito criado com a denominação de Mariana Pimentel, por ato municipal nº 17, de 04-09-1896, subordinado ao município de Porto Alegre.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito figura no município de Porto Alegre.

Por ato municipal nº 115, de 16-12-1927, o distrito de Mariana Pimentel deixa de pertencer ao município de Porto Alegre para ser anexado ao de Guaíba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Mariana Pimentel figura no município de Guaíba.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII­1937.

Pelo decreto estadual nº 7642, de 30-06-1939, confirmado pelo decreto-lei federal nº 1307, de 31-05-1939, o distrito de Mariana Pimentel perdeu parte de seu território para o novo distrito de Sertão de Santana, desmembrado do distrito de Mariana Pimentel e anexado ao município de Guaíba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de Guaíba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mariana Pimentel, pela lei estadual nº 9611, de 20-03-1992, desmembrado de Guaíba e Barra do Ribeiro. Sede no antigo distrito de Mariana Pimentel. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Por ato municipal nº 115, de 16-12-1927, transfere o distrito de Mariana Pimentel do município de Porto Alegre para o de Guaíba.