Coité Do Nóia

Alagoas

História de Coité Do Nóia - AL

A colonização das terras do atual município de Coité do Nóia associa-se à história de Limoeiro de Anadia e Arapiraca.

A família Nóia, pioneira daquela região, era proprietária das primeiras quatro casas que lá existiam, pelos idos de 1880, conforme depoimento do mais antigo morador da cidade. Manoel Jô da Costa, oriundo de Limoeiro de Anadia, fixou-se naquela área pouco tempo depois, dedicando-se à agricultura e à atividade pastoril.

O local ligava-se a Limoeiro de Anadia e a Arapiraca por diversas veredas pequenas.

Por volta de 1922, na divisão administrativa do Estado de Alagoas, consta como um lugarejo pertencente ao município de Limoeiro de Anadia. Segundo a obra Terra das Alagoas, de Adalberto Marroquim, naquela época existia em Coité uma escola pública mantida pelo Estado.

Com o passar do tempo e a chegada de famílias procedentes de outros municípios, a comunidade foi aumentando. Desse modo, Manoel Marques, de Pernambuco, Manoel Cazuza, de Arapiraca, bem como as famílias Bernardino e Virgem, juntaram-se aos primeiros moradores do lugarejo que tomou forma de povoado. Um intercâmbio maior entre o povoado e as cidades vizinhas, proporcionado pela abertura de novas estradas, contribuiu decisivamente para que Coité do Nóia passasse a ocupar lugar de destaque na região.

A origem do topônimo deve ao fato de os pioneiros do lugar pertencerem à família Nóia e lá abundavam pequenas árvores que dão um fruto, o coité, o qual aberto ao meio é usado como cuia para beber água, medir farinha ou outros produtos. O povo colhia os frutos na propriedade dos Nóia, popularizando assim a localidade com tal denominação.

Distrito criado com a denominação Coité (ex-povoado), pela Lei l n.º 1785, de 05-04-1954, subordinado ao município de Limeiro da Anadia (ex-Limoeiro).

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Coité, figura no município de Limoeiro de Anadia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 2.465, de 24-08-1962, o distrito de Coité foi transferido do município de Limoeiro da Anadia, para constituir o novo município de Taquarana (ex-Cana Brava dos Paes).

Elevado à categoria de município com a denominação de Coité do Nóia, pela Lei Estadual n.º 2.616, de 21-08-1963, desmembrado de Taquarara. Sede no atual distrito de Coité do Nóia (ex-Coité). Constituído do distrito sede. Instalado em 21-09-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.