Manoel Viana

Rio Grande do Sul

História de Manoel Viana - RS

O Município de Manoel Viana teve origem primeiramente com o nome de Passo Novo do Ibicuí, localizado no 3º Distrito de São Francisco de Assis, criado pelo Intendente Francisco Pereira Viana. Mais tarde, pela necessidade de uma área para apascentamento dos animais em trânsito bem como repouso dos viajantes, foi feita a divisão, a medição de campos denominado Sesmaria do Ibicuí, foi demarcada um quarto de léguas quadrada, correspondente a 272,5 ha destinada a formação do povoado.

Este povoado conservou o nome de Passo Novo do Ibicuí até a criação do Decreto-Lei nº 7.589 de 29 de novembro de 1938, elevando a categoria de Vila, e passando a denominar-se Vila Manoel Viana, em homenagem ao Intendente Coronel Manoel Viana por serviços prestados no período de 1908 a 1916.

Com o início da construção da ponte General Osório sobre o rio Ibicuí em meados de 1945 a 1950 quando foi inaugurada no governo de Dr. Walter Jobim, a vila começou a crescer em todos os setores da economia como também populacionalmente.

Em 20 de março de 1992, após muitas lutas dos vianenses, conseguiu a emancipação político-administrativa. Com o Decreto-Lei nº 9.542, assinado pelo Exmº Governador do Estado Alceu Colares, dá-se a criação do novo município, cidade de Manoel Viana.