Liberato Salzano

História de Liberato Salzano - RS

Na primeira década do século passado, deu-se início a colonização. Desbravando a mata virgem, Marcolino Paiano, por motivo político, fugiu do Município de Palmeira das Missões e veio estabelecer-se aqui. Foi ele o primeiro morador desta terra.

Já em 1931 um grupo de famílias proveniente do Município de Guaporé, constatando a fertilidade deste solo, veio fixar morada aqui dando início a um significativo progresso agrícola. Este grupo era formado pelas famílias de Antônio Ferrarini, Gervásio Folle, Vitorino Enderle, Armindo Enderle, João Dalla Corte, João Soranso, Jacó Pastório, Angelo Biasuz, Antonio Pauletti e Santo Marcolan.

Aproximadamente dezoito anos depois da chegada das primeiras famílias de origem italiana em Marcolino, apesar de várias dificuldades encontradas por elas, sem medir esforços e com seu trabalho árduo, acabaram condicionando a população a uma boa infra-estrutura. A maioria era de origem italiana com pequena proporção de alemães e caboclos.

Este lugarejo passou a chamar-se de Marcolino em homenagem ao primeiro desbravador desta terra, senhor Marcolino Paiano. Logo Marcolino teve seu nome alterado em para Baitaca. Segundo informações de moradores da época, ter-se-ia dado este nome devido a grande quantidade de papagaios existentes na região. Em 1958, foi alterado o nome de Baitaca para Liberato Salzano, em homenagem ao saudoso Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, ex Secretário de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Distrito criado com a denominação de Baitaca (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 104, de 12-10-1949, com território desmembrado do município de Constantina, subordinado ao município de Sarandi.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Baitaca, figura no município Sarandi.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei Estadual n.º 3.736, de 14-04-1959, o distrito de Liberato Salzano (ex-Baitaca), foi transferido do município de Sarandi, para constituir o novo município de Constantina.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Liberato Salzano, figura no município de Constantina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Liberato Salzano, pela Lei Estadual n.º 4.736, de 01-06-1964, desmembrado dos municípios de Constantina e Nonai. Sede no atual distrito de Liberato Salzano. Constituído de 2 distritos: Liberato Salzano e Pinahalzinho o segundo desmembrado do município de Nonai. Instalado em 31-01-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Liberato Salzano e Pinahalzinho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.