Jaquirana

História de Jaquirana - RS

A história do Distrito de Jaquirana começa na época do desbravamento e da colonização da serra gaúcha, com a penetração dos colonizadores italianos e alemães em busca do "ouro branco" e da madeira.

Diversos núcleos foram estabelecidos, alguns migraram para as regiões dos vales dos rios, destacando a região das Antas e das Tainhas.

Nessa época, as florestas de coníferas, principalmente a araucária, eram abundantes e formavam um imenso tapete verde.

No ano de 1900, um grupo reuniu-se para formar um povoado. Compraram meia colônia de sesmaria dos "Machado" e meia colônia dos "Fernandes". Este povoado, no ano de 1916, foi reconhecido como Distrito, pelo então Município de São Francisco de Paula.

O nome do município é de origem indígena e significa cigarra cantadeira.

Distrito criado com a denominação de Vista Alegre, por Ato Municipal n.º 112, de 25-01-1916, subordinado ao município de São Francisco de Paula de Cima da Serra.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Vista Alegre permanece no município de São Francisco de Paula de Cima da Serra.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município figura no município denominado São Francisco de Paula.

Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o distrito de Vista Alegre passou a denominar-se Chapéu e pertence ao município de São Francisco de Paula.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939/1943, o distrito permanece no município de São Francisco de Paula.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Jaquirana permanece no município de São Francisco de Paula.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaquirana, pela Lei Estadual n.º 8.457, de 08-12-1987, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 9.016, de 11-01-1990, desmembrado de São Francisco de Paula. Sede no antigo distrito de Jaquirana. Constituído de 2 distritos: Jaquirana e Chapada, ambos desmembrado de Chapada. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Jaquirana e Chapada.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.