Inhacorá

História de Inhacorá - RS

Inhacorá
Rio Grande do Sul - RS

Segundo moradores antigos da comunidade, e pesquisa realizada em documentos existentes, o Inhacorá seria uma grande fazenda, que foi doada pelo Estado a um Capitão do Exército, pelos grandes serviços prestados em favor da pátria, em saldo, por ter participado da Guerra do Paraguai (1865 a 1870).

Esta fazenda compreendia uma enorme extensão de terra abrangendo o Município de Chiapeta, e parte dos municípios de Alegria, Independência, Três de Maio, Giruá, Catuípe e Santo Augusto.

O povoamento iniciou porque o Capitão, que era um homem que não gostava de solidão, doou parte de suas terras a colonizadores. A terra era habitada por índios que a chamavam de "Inhacorá", que em guarani significa "campo cercado pela natureza", cujo o nome ainda é conservado até os dias atuais. O povoado se formou à margem do Lageado Engenho.

Ao se estabelecerem, os primeiros moradores foram pouco a pouco aumentando, e dentro do povoado criaram-se três casas comerciais, assim sendo a comunidade também conhecida como "Três Vendas do Inhacorá".

A principal atividade dos pioneiros foi a indústria, seguida do comércio e da agricultura de subsistência.

Gentílico: inhacorense

Até 1961, enquanto distrito, pertenceu a Santo Ângelo. A partir daí, com a emancipação de Catuípe, passou a pertencer a este.

De 1961 até 09-12-1986 foi segundo distrito de Catuípe; e a partir de 10-12-1986 foi anexado ao Município de Chiapeta, pela Lei nº 8272/86.

Elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 9.568, de 20-03-1992, constituído pelo Distrito de Inhacorá, pertencente ao Município de Chiapeta parte do Distrito de Esquina Neves, pertencente ao Município de Catuípe.