Herval

História de Herval - RS

Herval
Rio Grande do Sul - RS

O nome do município origina-se da erva-mate encontrada em abundância nas matas quando da sua colonização. Na época, erva era grafada com "h". Poucos anos depois, sem os cuidados com a reposição ou extermínio, havia sido dizimada toda a vegetação nativa daquela árvore, hoje grande fonte de renda em outras regiões.

É o povoado mais antigo pertencente ao então município de Rio Grande, que abrangia toda a região Sul do Estado.

Em outubro de 1777, Portugal e Espanha, firmaram um convênio que recebeu o nome de Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas, destinado a demarcar os limites entre possessões de um e outro. Por esse tratado, o Rio Piratini e seu afluente Arroio Basílio limitariam as possessões dos dois países. Sendo este arroio o limite norte do atual município de Herval, ficava o mesmo, portanto, pelo tratado de 1777, sob o domínio espanhol. Porém, Rafael Pinto Bandeira, que ficara encarregado de guarnecer a fronteira estipulada pelos demarcadores, insistiu em fazer avançar até o Rio Jaguarão o domínio lusitano. Com esse objetivo, em meados de 1791, na margem direita do Arroio do Herval, foi iniciada a construção de uma igreja, um quartel e um quadro de trincheiras. Aí estava, em pleno domínio adversário, o que seria o núcleo da atual cidade de Herval. Em meio a algumas escaramuças que esporadicamente ocorriam, o povoado foi crescendo.

Gentílico:

No dia 18 de janeiro de 1825, o povoado foi elevado à Freguesia.

Pela Lei nº 757, de 04 de maio de 1871, foi elevado à categoria de município.

A sede foi elevada à categoria de Vila em 20 maio de 1881, pela Lei Provincial nº 1326. E pelo Decreto Lei nº 311, elevada à categoria de cidade em 02 de março de 1938.