Guabiju

História de Guabiju - RS

Guabiju
Rio Grande do Sul RS

Inicialmente a região era habitada por índios, os quais teriam migrado e se conservado em terras do sul há muitos anos atrás. Pertenciam a tribo dos Coroados, nação dos Gê ou Tapuias.

Hoje, os descendentes desta tribo encontram-se agrupados nas reservas controladas pela Fundação Nacional do Índio, nos toldos de Cacique Doble, Liguro, Nonoai, Água Santa e outros.

As terras da localidade passaram a pertencer a três grandes latifundiários, aproximadamente de 200 colônias de 25 hectares cada uma, cujos proprietários eram Lúcio Teodoro Telles, Júlia Nunes Mesquita e Pedro Manoel da Trindade.

Os primeiros colonizadores da localidade, por volta de 1915, foram o casal Tranquilo Faversani e Ida Jacinta Ferreira Faversani. Ao se estabelecerem, ele se tornou comerciante e ela professora. Com o passar dos anos, outras famílias chegaram, algumas de imigrantes italianos, tais como: os Stocco, Cavagnol, Frizon e outros, dando a localidade o aspecto característico da colonização italiana.

A primeira comunidade somente foi fundada no dia 20 de setembro de 1964, denominada Sociedade Recreativa Bochofila Guabijuense.

O nome do novo Município é originado de uma árvore frutífera nativa muito comum na região.

Distrito criado com a denominação de Guabiju (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 41, de 25-11-1948, subordinado ao município de Nova Prata.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de Nova Prata.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Guabiju, pela Lei Estadual n.º 8.449, de 08-12-1987, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 9.045, de 08-02-1990, desmembrado de Nova Prata. Sede no antigo distrito de Guabiju. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.