Gramado Xavier

História de Gramado Xavier - RS

Gramado Xavier
Rio Grande do Sul - RS

O contingente populacional que migrou ao povoado que veio a dar origem ao Município de Gramado Xavier era constituído, basicamente, de elementos de ascendência italiana. Eles vieram para essa região dentro do contexto das migrações internas ocorridas no início do século XX, embora na região já vivesse uma pequena população de lusos, denominados pelos italianos de "nacionais".

O topônimo refere-se que duas famílias que viveram na região, Custódio Xavier.

Distrito criado com a denominação de Gramado Xavier (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 442, de 19-07-1956, criado com território desmembrado do distrito de Serafim Schimidt, subordinado ao município de Santa Cruz do Sul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito permanece no município de Santa Cruz do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Gramado Xavier, pela Lei Estadual n.º 9.578, de 20-03-1992, desmembrado do município de Santa Cruz do Sul. Sede no antigo distrito de Gramado Xavier. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.