Glorinha

História de Glorinha - RS

Glorinha
Rio Grande do Sul - RS

O município de Glorinha foi, nos seus primórdios, caminho de tropeiros e carreteiros que passavam pela região.

A etnia lusa foi a primeira a povoar o município e os alemães chegaram no séc. XIX, diversificando a economia do município, que antes baseava-se na agricultura.

Em 1834, o município de Gravataí dividia-se em três distritos: Costa de Sapucaia, Freguesia da Aldeia dos Anjos e Passo Grande, mais tarde também conhecido com Rua da Glória. Nas laterais dessa rua, em verdade uma estradinha ainda com traçado bastante primitivo, formava-se uma pequena vila, habitada por agricultores e pecuaristas, em sua maioria descendentes de colonos portugueses, italianos e alemães.

Neste singelo núcleo de moradores movimentava-se num cenário composto por algumas casas de comércio, um clube recreativo, uma escola e uma capela católica. A Rua da Glória era rota tradicional de tropeiros, caixeiros-viajantes e carreteiros, que aproveitavam a sombra de inúmeras figueiras - à época já centenárias e comuns na região - para o seu descanso e pernoite, criando uma aconchegante e movimentada pousada ao ar livre.

Por volta de 1910, a povoação começa a ser carinhosamente identificada como a Vila da Glorinha, o nome de sua Santa Padroeira passa, de modo curioso, a representar, ao mesmo tempo, a denominação do próprio vilarejo: Nossa Senhora da Glorinha.

Em 1936, a pioneira estrada de chão batido que cortava a Vila da Glorinha desde os tempos em que era chamada Passo Grande, é inaugurada como a primeira via asfaltada do Estado, a RS 030.

Distrito criado com a denominação de Glória, por Ato Provincial n.º 1.578, de 24-04-1886, subordinado ao município de Gravataí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Glória, figura no município de Gravataí.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Glória permanece no município de Gravataí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Glorinha, pela Lei Estadual n.º 8.590, de 04-05-1988, desmembrado do município de Gravataí. Sede no antigo distrito de Glorinha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

Glória para Glorinha, alterado pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938.