Getúlio Vargas

Getúlio Vargas
Rio Grande do Sul - RS

História

A história do município de Getúlio Vargas teve início quando o governo do estado do Rio Grande do Sul decretou, em 06.10.1908, a criação de uma nova colônia no município de Passo Fundo, localizada às margens da estrada de ferro em construção para o Rio Uruguai. Essa colônia, então denominada Erechim, se desenvolveu com facilidade devido à sua boa localização, às fartas e produtivas terras e ao trabalho árduo dos colonizadores.

Em 1911, com a chegada do trem e a inauguração da Estação Férrea Erechim, as ligações para a capital, para as colônias velhas e para os outros estados foram estabelecidas. Com o trem vieram mais imigrantes, na maioria italianos, alemães e poloneses, que formaram a base da população e da força de trabalho, possibilitando o maior desenvolvimento da região.

A partir de 1924, com o apoio da comunidade, um grupo de moradores levantou a bandeira de emancipação e, em 18 de dezembro de 1934, o governo federal decretou a criação do município de Getúlio Vargas. Ficaram ligados ao município os distritos de Erebango, Ipiranga, Floriano Peixoto e o bairro Estação, agora municípios que integram a região.

Elevado à categoria de município com a denominação de Getulio Vargas, pelo Decreto n.º 5.788, de 18-12-1934, desmembrado dos municípios de Erechim e Passo Fundo. Sede no atual Getulio Vargas. Constituído de 3 distritos: Getulio Vargas, Erebango, ambos desmembrado do município Erechim e Sete de Setembro desmembrado do município de Passo Fundo. Instalado em 24-03-1935.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 3 distritos: Getúlio Vargas, Erebango e Sete de Setembro.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o distrito de Sete de Setembro tomou a denominação de Charrua.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Getúlio Vargas, Charrua (ex-Sete de Setembro) e Erebango.

Pela Lei Municipal n.º 92, de 22-10-1949, foram criados os distritos de Floriano Peixoto e Ipiranga, ambos (ex-povoado), com território desmembrado dos distritos de Getulio Vargas e Charrua e anexado ao município de Getúlio Vargas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 5 distritos: Getulio Vargas, Charrua, Erebango, Floriano Peixoto e Ipiranga.

Pela Lei Estadual n.º 2.667, de 09-08-1955, o distrito de Charrua foi transferido do município de Getulio Vargas, para constituir o novo município de Tapejara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Getulio Vargas, Erebango, Floriano Peixoto e Ipiranga.

Pela Lei Estadual n.º 496, de 25-10-1966, é criado o distrito de Rio Toldo e anexado ao município de Getulio Vargas.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 5 distritos: Getulio Vargas, Erebango, Floriano Peixoto, Ipiranga e Rio Toldo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Estadual n.º 8.557, de 11-04-1988, desmembra do município de Getulio Vargas o distrito de Erabango. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Getulio Vargas, Floriano Peixoto, Ipiranga e Rio Toldo.

Pela Lei Estadual n.º 8.568, de 20-04-1988, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 8.999, de 11-01-1990, desmembra do município de Getulio Vargas o distrito de Ipiranga. Elevado à categoria de município com a denominação de Ipiranga do Sul.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído de 3 distritos: Getulio Vargas, Floriano Peixoto e Rio Toldo.

Pela Lei Estadual n.º 10.636, de 28-12-1995, desmembra do município de Getulio Vargas o distrito de Floriano Peixoto. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 3 distritos: Getulio Vargas, Rio Toldo e Souza Ramos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.